No âmbito do Plano Anual de Atividades do Departamento de Matemática, as turmas do 6.º ano de escolaridade participaram numa visita de estudo ao Oceanário de Lisboa e ao Pavilhão do Conhecimento, no dia 22 de março.
No atelier “M4T3M4T1C4 debaixo da água – Um desafio no Oceanário em que o futuro de todos é igual à soma das ações de cada um.” os alunos participaram num conjunto de desafios matemáticos, nos quais as questões tiveram em conta os conteúdos programáticos: Áreas de figuras planas, Eixos de simetria e Biodiversidade, no contexto ambiental do próprio Oceanário. Neste espaço, os alunos exploraram o mundo dos oceanos, onde foi possível observar e conhecer as espécies preservadas naquele espaço e incrementar a consciência da importância da proteção dos ecossistemas.
No Pavilhão do Conhecimento – Centro de Ciência Viva, os discentes visitaram três exposições interativas: Dinossauros – O regresso dos gigantes, Dòing – Oficina Aumentada (espaço de criar, fazer, experimentar, partilhar e colaborar) e Explora (espaço onde a luz, a cor a e perceção foram testadas).
Foi um dia que permitiu a aprendizagem, em contextos diferentes e motivadores, e o convívio há muito esperado pelos nossos alunos do 6.º ano, fora do ambiente escolar.
Os professores de Matemática e Ciências Naturais do 6.º ano