Ida ao Teatro Cine


No âmbito do estudo do conto tradicional, no dia no dia 15 de novembro, as turmas do 7.º C e D foram ao Teatro-Cine de Pombal, acompanhadas pela professora de Português Florinda Pereira, onde puderam usufruir da exposição de pintura de António do Nascimento Lopes. De seguida, ouviram o reconto de um conto tradicional e participaram num workshop de expressão plástica “colecionadores de histórias”. Os alunos puderam, desta forma, abordar de forma diferente o conto, tendo oportunidade de desenvolver sensibilidade estética e artística, conhecer/compreender formas de arte em Pombal. Além disso, esta atividade contribuiu para estimular a organização de ideias, a criatividade, a expressividade, o espírito crítico, bem como o gosto em trabalhar em pequenos grupos, promovendo as regras de cidadania, de interação verbal e outras competências transversais.

Depois de recolhidos todos os trabalhos efetuados, foram expostos, na entrada da escola Marquês de Pombal, de 18 a 25 de novembro para divulgação de recontos produzidos.

Florinda Pereira

Galardão Eco-Escolas – EB1 Barrocal/ EB23 Marquês de Pombal


Dia 12 de outubro de 2022, em Valongo, a Associação Bandeira Azul da Europa promoveu mais um dia das Bandeiras Verdes – Eco-Escolas 2022, reconhecendo e premiando o esforço e valor das escolas participantes no projecto Eco-Escolas no transacto ano letivo  de 2021-22. O Agrupamento de Escolas de Pombal mais uma vez esteve presente, representado pelos Coordenadores Eco-Escolas e alguns alunos das escolas do 1.º Ciclo do Barrocal, do Ensino Básico da Marquês de Pombal e da Escola Secundária de Pombal.

Um bem haja e até para o ano!

Maria Conceição Sumares

Mário Ferreira

Cantinho da Ciência


No corredor dos Laboratórios de Física e de Química, ao lado do Laboratório de Química , encontra-se a exposição sobre Cinética e Segurança Rodoviária. Os trabalhos foram realizados pelos alunos do 9º ano no âmbito da disciplina de Física e Química.

Além dos trabalhos expostos, foram realizados outros, em formato de vídeos, que oportunamente serão exibidos no ecrã no átrio da Escola.

Bruno Rodrigues

Sapador florestal veio à escola


No dia 7 de novembro de 2022, os alunos do 5.ºC da Escola Básica Marquês de Pombal receberam a visita do senhor Ricardo Cruz, sapador florestal do município de Pombal.

Os alunos fizeram algumas perguntas sobre em que é que consiste o seu trabalho, tendo ficado a saber que os sapadores florestais realizam um trabalho essencial de manutenção da floresta, no que respeita à fauna e à flora. Exemplos de algumas das atividades que executam são: gestão da matéria orgânica, viva ou morta, capaz de entrar em combustão e queimar; no caso de um incêndio são a equipa de primeira intervenção e, posteriormente, de rescaldo; fazem a manutenção e beneficiação de infraestruturas; tentam controlar/eliminar as espécies invasoras, entre outras tarefas.

O senhor Ricardo referiu que todos nós temos o dever de contribuir para uma floresta limpa e “saudável”. Os alunos receberam folhetos com diversos conselhos para analisar com a família e professores, tendo-lhe  agradecido o excelente contributo que veio dar para a formação e consciencialização dos alunos para o respeito e preservação da floresta.

Esta sessão desenvolveu-se no âmbito dos domínios de articulação curricular das disciplinas de Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento e Português.

Turma do 5.º C

EB de Pombal-Aniversário da Biblioteca Escolar


No dia 4 de novembro, a EB de Pombal contou com a visita da escritora Manuela Mota Ribeiro que, no âmbito do aniversário da Biblioteca Escolar, presenteou os alunos do 1º ciclo e do pré-escolar com a apresentação de duas fantásticas histórias. Foi uma manhã de festa à volta dos livros com vista à promoção do livro e dos hábitos de leitura.

A Coordenadora de Estabelecimento

CINANIMA foi à EB de Vicentes


De 7 a 10 de novembro de 2022, os Detetives do Saber da Escola Exploratória da EB de Vicentes assistiram a doze curtas metragens no âmbito do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação. Foi um sucesso, com lotação esgotada em todas as sessões!  Ao longo da semana, sempre que havia oportunidade, incluindo intervalos e horas de almoço, as crianças corriam para a Sala de Cinema improvisada e deliciavam-se com as aventuras e personagens. AprendercomVida, desta vez, permitiu aos Detetives do Saber perceber que esta expressão artística também os pode ensinar muito. No final, construíram um painel com imagens dos melhores momentos e sinopses das curtas… Mas o mais importante foram as emoções vividas e as aprendizagens conseguidas.

Professora Isabel Catarino

Campanha Green Cork na Escola da Marquês: resultados e novo desafio!


No ano letivo passado, a Escola Básica Marquês de Pombal aderiu, uma vez mais, ao projeto Green Cork, da Quercus. Segundo esta Organização Não Governamental de Ambiente, portuguesa, a “campanha Green Cork Escolas e Institutos Particulares de Solidariedade Social (IPSS)” referente ao ano letivo 2021/22 contou com a participação de alunos/ utentes de 167  escolas /IPSS a nível nacional. Foram recolhidas e enviadas para a reciclagem um total de 12519 kg de rolhas de cortiça usadas. A Escola Básica Marquês de Pombal alcançou o 20.º lugar, na categoria de 2.º/3.º ciclo, com um rácio de 0,121 kg de rolhas recolhidas por aluno, num total de 27 caixas entregues (81 kg). Este valor permitiu financiar o projeto Floresta Comum com 162 árvores autóctones. Os docentes do Grupo 230, dinamizadores desta atividade, agradecem a toda a comunidade educativa que contribuiu para esta recolha, bem como aos seguintes parceiros: restaurantes em Pombal, Albuhera, Amigos da Velha Caroca, Manjar do Marquês Vintage, restaurante na Praia Paredes da Vitória – “Farticos” e a Associação Ajudanimal. Relembramos que esta campanha tem como  objetivo “conseguir sensibilizar toda a comunidade escolar, para a importância da reciclagem deste material tão precioso, que nos permite continuar a promover a plantação de espécies da nossa floresta autóctone”.

É de salientar que desde 2008/2009, primeiro ano da campanha, até ao ano letivo passado, já foram recolhidas 98 414 732 rolhas de cortiça, o que se refletiu em 1 225 811 árvores plantadas.

O programa Green Cork Escolas 2022/23 associa-se ao Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável.

https://www.greencork.org/escolas/tema-e-atividades-do-ano-letivo-atual/

Lançamos desde já o desafio para continuarmos a colaborar nesta campanha e, desta forma, contribuirmos para preservar/ reflorestar a nossa floresta. As rolhas de cortiça poderão ser entregue nas portarias da Escola Secundária de Pombal ou da Escola Marquês de Pombal.

A docente,

Fátima Pessa

Animais nossos amigos


Durante o mês de outubro, decorreu na Escola Básica Marquês de Pombal e na Escola Secundária o Mês do Animal. A atividade dinamizada pelos docentes do Grupo 230, que contaram com a colaboração da docente Fátima Brandão e do Centro de Atividades Tempos Livres Marquês de Pombal, pretendeu sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade de proteger os animais de companhia, prestando cuidados de saúde e de higiene, promover as vantagens da esterilização e alertar contra o abandono.

Neste âmbito, foram desenvolvidas diversas atividades. A favor da Ajudanimal, Associação de Defesa dos Animais de Pombal, realizou-se a recolha de diversos bens que envolveu toda a comunidade educativa. Foram distribuídos os folhetos do Canil Municipal de Pombal, sob o lema: “O amor não se compra, adota-se!” e divulgados diversos materiais, possíveis de constituírem um banco de recursos para abordagem de temáticas relativas aos animais de companhia. Foi projetado o vídeo promovido pela Animalife, na sua campanha contra o abandono de animais porque “ele nunca te vai esquecer”.  Os alunos do 2.º CEB e outros elementos da comunidade educativa participaram no painel coletivo “O meu animal é…” e realizou-se a exposição “My Pet ID”. Foi possível a consulta de cartazes, da Direção Geral de Alimentação e Veterinária, relacionados com o bem-estar animal. Algumas turmas do 5.º ano exploraram materiais do Projeto e-Bug “Uma só Saúde – Cuidar do Animal de Estimação”.

Com este conjunto diversificado de atividades, considerámos ter proporcionado uma oportunidade de reflexão e contribuído para dar mais um “passo” positivo no cumprimento da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania  para o Bem-estar Animal.

 

Pelos docentes organizadores,

Fátima Pessa

“Dia Bandeiras Verdes-Galardão ECO-ESCOLAS 2022”


A Escola Secundária de Pombal participou no Dia Bandeiras Verdes Eco-Escolas 2022, em Valongo, distrito do Porto, no passado dia 12 de outubro, onde esteve representada por dois alunos do oitavo ano, turma G, que participaram em atividades de educação ambiental na disciplina de Ciências Naturais ao longo do ano letivo de 2021-22. O transporte dos alunos e de professores de várias Escolas do concelho de Pombal foi assegurado pela Câmara Municipal de Pombal.

O evento, de caráter nacional, teve o objetivo de premiar os trabalhos desenvolvidos pelas Escolas na dinamização do programa  Eco-Escola. A nossa escola recebeu o Galardão Eco-Escolas 2021-22  atribuido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Foi um dia de muita alegria  para milhares de alunos  de  todo o País.

Recorde-se que o programa Eco-Escolas, no qual a Escola Secundária de Pombal participa desde 2015 com o apoio institucional da Câmara Municipal de Pombal – Unidade de Ambiente, é um programa de educação ambiental que visa os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), nomeadamente o de promover a inclusão de alunos em oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos – ODS4-Educação de Qualidade.

 

Jorge Sá

Coordenador do Programa

“Día de los Muertos”


O grupo disciplinar de Espanhol dinamizou a atividade comemorativa relativa ao “Día de los Muertos”.

No espaço de sala de aula, foram dadas a conhecer as características culturais desta festividade, através da visualização de vídeos que retratam esta tradição praticada já em vários países da América Latina.

Os alunos realizaram vários trabalhos alusivos a este dia, que foram expostos nas duas escolas. Pintaram máscaras de papel, em cartão ou em gesso; recortaram papel colorido como se costuma fazer nas casas, nesta altura do ano, e fizeram trabalhos de pesquisa sobre a comemoração e as tradições relacionadas com estes dias em que se celebra, num clima de festa, o regresso dos mortos às famílias.

Entre os dias 2 e 4 de novembro, a comunidade escolar poderá votar na sua máscara preferida, enviando a foto da mesma através deste formulário: https://forms.office.com/r/RP1mZjgFWw

 

Parabéns aos nossos alunos e contamos com a participação de todos!