1.º lugar no concurso nacional de matemática – Prémio Pedro Matos Júnior

O nosso Agrupamento, no dia 12 de julho de 2019, recebeu uma placa de distinção no Instituto Politécnico de Leiria pelo trabalho “Game ECA” classificado em 1.º lugar no concurso nacional de matemática – 11.ª Edição do Prémio Pedro Matos na categoria Prémio Pedro Matos Junior, elaborado pelos alunos do 7.º H: Alexandra Manata, Cristiano Ferreira e Érica Bondarenko sob a orientação da professora de Matemática, Ana Francisco, e com a  colaboração do professor de TIC, Pedro Martins. O agrupamento recebeu, também, o livro “Da Falsificação de Euros aos Pequenos Mundos” da autoria de Jorge Buescu ( oferta da spm). Os alunos foram premiados com 500 euros (1/3 para cada aluno), montante que será transferido pelo IPL para as respetivas contas bancárias dos alunos.
O concurso referido tem como objetivo fomentar a criatividade e o interesse pela matemática e suas aplicações, bem como despontar novos jovens talentos. Nesta 11.ª edição do Prémio Pedro Matos, o tema foi “Matemática e Inteligência Artificial”. Alunos e professores foram desafiados a refletirem sobre os contributos da Matemática nas várias aplicações da Inteligência Artificial. Tendo como mote a “Matemática e Inteligência Artificial”, os alunos criaram o jogo “ECA”, desenvolvido na plataforma ScPatch, cujo objetivo é testar a perícia dos jogadores e alguns conteúdos de matemática do 7.º ano.
Mais informações sobre o Prémio Pedro Matos podem ser consultadas em:
Game ECA:
Ana Francisco – professora de Matemática