Portugal está a participar, de 1 de fevereiro a 18 de março, no estudo internacional PIRLS 2016 (Progress in International Reading Literacy Study) e ePIRLS (Reading Assessment for an Online World), onde são avaliadas as competências de leitura dos alunos do 4.º ano de escolaridade, num quadro de referência internacional dirigido pela International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA). O estudo tem como objetivo monitorizar a evolução da literacia de leitura, em papel e online, dos alunos de mais de 60 países, contextualizados nos respetivos ambientes escolares e familiares.
O AE Pombal orgulha-se de ter sido uma das 222 Escolas/Agrupamentos selecionadas para participar neste estudo, com duas turmas do 4º Ano – Barrocal e Pombal K. Estes alunos realizaram o teste em papel (PIRLS) nos dias 16 e 18 de fevereiro e, no dia 1 de março, deslocaram-se à Escola Secundária para realizarem o teste em suporte digital (ePIRLS).
É de salientar o empenho e o interesse manifestados pelos vários intervenientes neste processo, bem como o sentido de responsabilidade e o excelente comportamento dos alunos nas sessões de teste.
Estamos convictos que esta foi uma experiência bastante enriquecedora para todos os que nela participaram e que os resultados, a conhecer em 2017, se revelarão positivos.