Alunos participam em Maratona de Leitura

Catorze alunos dos 10º e 11º anos da Escola Secundária de Pombal participaram numa Maratona de Leitura, iniciativa do Centro de Língua Portuguesa Camões I.P. no Mindelo (Cabo Verde), no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa que é assinalado a 5 de maio.

Tendo por base o tema proposto “A(s) ilha(s) na literatura de expressão portuguesa”, os jovens voluntários gravaram excertos de obras literárias, que se encontram apresentados na página de Facebook da Instituição (https://www.facebook.com/Cam%C3%B5es-Centro-de-L%C3%ADngua-Portuguesa-em-Cabo-Verde-Mindelo-466981350463130/ ) e surgem agora sintetizados num vídeo que inclui participações de Portugal, Angola, Bélgica, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Países Baixos, Timor e São Tomé e Príncipe.

As coordenadoras do Projeto Young VolunTeam e do Clube dos Direitos Humanos salientam o empenho demonstrado pelos alunos que, apesar do período de isolamento (como medida de combate à pandemia Covid-19), mostraram a sua disponibilidade, contribuindo para dar voz à divulgação da leitura e à aproximação entre culturas e povos.

Lídia Ribeiro e Fátima Marques