Alzheimer em debate na Escola


Na última semana de aulas do 1.º período, entre os dias 13 e 16 de dezembro, decorreram, na Escola E. B. 2, 3 Marquês de Pombal, previstas no projeto de Promoção e Educação para a Saúde do Agrupamento, sessões integradas no projeto “Memo e Kelembra nas Escolas”, dinamizadas por técnicos da Alzheimer Portugal.

Este projeto visa promover a literacia em saúde com a apresentação do livro bilingue “O Pequeno Elefante Memo”, através de um teatro (no 2.º ciclo) e com a realização de uma sessão de esclarecimento (nos 2.º e 3.º ciclos),  onde foi divulgada informação muito relevante sobre as demências.

Durante as sessões, foram abordadas questões pertinentes sobre o que são as demências, quais os primeiros sinais, como lidar com as suas características, como combater o estigma, bem como o isolamento e a solidão que lhes estão associados e a importância do relacionamento intergeracional.

Todos os participantes foram unânimes em considerar as sessões de elevado interesse e em elogiar o comportamento e participação dos nossos alunos. Da mesma opinião foram as técnicas da Alzheimer Portugal que, cujo elogioso e sentido agradecimento endereçado à Escola se transcreve: “Em terceiro lugar queremos agradecer, e muito, aos alunos que foram FANTÁSTICOS. Com um comportamento correto perante o tema discutido, com muito respeito por nós que lhes estávamos a transmitir novos conhecimentos e com muita curiosidade, colocando perguntas bastante oportunas e relevantes para o tema em questão.”

Por tudo isto, podemos congratular-nos, pois a “Escola “ ficou mais rica.

Um muito obrigado da equipa da Educação para a Saúde a todos os que tornaram possível que tudo isto acontecesse.

A equipa de Educação para a Saúde