As Ciências da Terra e da Vida na formação dos jovens da nossa escola

À semelhança dos anos anteriores, o grupo de Biologia e Geologia, no início do ano letivo, desafiou os alunos das turmas de Ciências e Tecnologia do secundário e das turmas do nono ano a participarem nas Olimpíadas das áreas das Ciências da Terra e Vida.

Assim, no dia 6 de janeiro, trinta e três alunos do 11º e do 12º ano realizaram a primeira eliminatória das Olimpíadas Portuguesas de Biologia na categoria Sénior. Foram apurados para a segunda eliminatória onze alunos, quatro do 11º ano e sete do 12º ano. A segunda eliminatória decorreu no dia 16 de março, na nossa escola, e estiveram presentes nove alunos dos onze apurados e nove alunos do 10º ano. Este ano, a escola não teve nenhum aluno apurado para a prova final, contudo é de salientar o empenho que todos revelaram, em especial os três primeiros classificados que foram, respetivamente, Mafalda Maria Teixeira Mendes, Francisco João Mota Batalha de Oliveira e Neide Ferreira Lopes do 12º ano.

No dia 28 de janeiro, realizou-se na nossa escola a prova da fase escolar das Olimpíadas de Geologia, na qual participaram treze alunos do 11º ano. As alunas Alina Yanchuk, Ana Carolina Goucha Neves e Inês Gonçalves Ferreira foram representar-nos na prova da fase regional que decorreu no dia 19 de março, na Escola Secundária D. Maria, em Coimbra. Embora não tenham ficado apuradas para a fase nacional, tiveram um bom desempenho.

Também cinquenta e um alunos do 9º ano aceitaram o desafio e realizaram a primeira eliminatória das Olimpíadas Portuguesas da Biologia na categoria júnior, no dia 3 de fevereiro, ficando treze alunos apurados para a segunda eliminatória. A segunda eliminatória decorreu na nossa escola, no dia 13 de abril, e estiveram presentes onze alunos. Nenhum ficou apurado para a fase final. No entanto, é de referir que os alunos Edgar Neves Mendes e Dinis Gomes Gonçalves ficaram em primeiro lugar com igual pontuação, assim como os alunos Vasco de Oliveira Lopes e Beatriz Bregieiro Pedrosa que ficaram em segundo lugar.

A todos os alunos que participaram, o Grupo de Biologia e Geologia agradece o entusiasmo com que puseram à prova os conhecimentos adquiridos ao longo dos ciclos de estudo e deseja-lhes sucesso para os próximos desafios.

Agradecemos também a todos os professores que contribuíram para que as provas se pudessem realizar.

Fátima Soares, Professora de Biologia e Geologia