Bicampeões Nacionais de Futsal


A equipa de Juvenis Masculinos de Futsal do Agrupamento de Escolas de Pombal, após a consagração do título regional, disputado na Lousã, no fim de semana de 3, 4 e 5 de maio, garantiu o apuramento para os Campeonatos Nacionais de Desporto Escolar que se realizaram no fim de semana de 31 de maio, 1 e 2 de junho, na cidade de Elvas, onde se consagrou bicampeã nacional.

Sempre com o objetivo de vencer e manter o seu registo 100% vitorioso, a equipa realizou e venceu um dos dois jogos da fase de grupos que se realizou no sábado (1 de junho). No primeiro jogo, frente à Escola Salesianos de Manique, representante da Zona de Lisboa, empatou a uma bola num jogo equilibradíssimo. A equipa ambicionava dar um passo muito importante rumo à grande final e para isso precisava de vencer a formação da Escola Secundária Santa Maria Maior, no segundo jogo da fase de grupos, o que se concretizou e por uns expressivos 12-1, num jogo de sentido único frente à escola de Viana do Castelo.

No domingo (2 de junho), o dia da grande final, a equipa esteve de olhos postos nesse importantíssimo jogo para tentar repetir o feito conseguido no ano passado, o título nacional! A formação pombalense entrou em campo com algum nervosismo, mas muito concentrada para tentar vencer a Escola Secundária de Vila Real de Santo António, representante da Zona do Algarve, e 1° classificado do outro grupo. Com muita raça, esforço e entrega, a equipa entrou da melhor forma em campo e inaugurou o marcador nos primeiros minutos de jogo. A equipa algarvia, poucos minutos depois, igualou a partida e, de seguida, através de uma bola parada, chegou ao 2-1. Os jogadores comandados pelo Prof. Paulo Rolo não desmotivaram e, a poucos minutos do intervalo, conseguiram empatar (2-2). Na segunda parte, a equipa do Agrupamento de Escolas de Pombal entrou com uma excelente atitude e conseguiu chegar ao 3-2 a dez minutos do fim. A equipa de Vila Real de Santo António “não baixou os braços” e lutou até ao fim do jogo. A poucos minutos do final, a equipa algarvia desperdiçou uma grande penalidade e, apesar de ter apostado no 5×4 para tentar chegar ao empate, não foi feliz e, no último minuto, após uma perda de bola, a equipa de Pombal marcou mais um golo e fixou o resultado final em 4-2.

Esta formação pombalense foi a primeira equipa da história do Agrupamento de Escolas de Pombal a consagrar-se Bicampeã Nacional de Desporto Escolar e das poucas de todo o país a conseguir este feito na modalidade. Parabéns e um obrigado a todos por esta conquista inédita em especial ao professor responsável Paulo Rolo e aos seus atletas: Pedro Portela, Gonçalo Pedrosa, David Gonçalves, Leonardo Costa, Diogo Joaninho, Cristiano Duarte, Gonçalo Costa, Diogo Godinho, Marco Pedrosa, Alexandre Cardoso, Diogo Silva, Vicente Pereira, João Maia, Alexandre Amado, Pedro Nascimento e Miguel Rolo.

Miguel Rolo