Ao longo dos meses de janeiro e fevereiro de 2016, a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Pombal desenvolveu a recolha de materiais escolares destinados às crianças de São Tomé e Príncipe, no âmbito do Clube dos Direitos Humanos, com objetivo de fomentar o espírito de solidariedade e respeito pelo outro.
A ideia surgiu a partir de relatos da professora Sofia Santos, do nosso agrupamento, que esteve temporariamente a trabalhar naquele país e nos relatou que as crianças de São Tomé, em termos materiais, são muito carenciadas, precisando praticamente de tudo. Assim, decidimos recolher materiais escolares, essencialmente cadernos, borrachas, lápis, canetas, réguas e estojos leves e lançamos o desafio. A recolha efetuada, graças à generosidade de muitos, permitiu-nos enviar uma mala de viagem de 23 quilos.
Ficámos muito felizes ao saber que a entrega foi efetuada e que as crianças ficaram radiantes, segundo nos comunicou a professora Sofia Santos, que teve a colaboração de uma professora brasileira em São Tomé. Esta iniciatica foi partilhada no Facebook e publicada no site oficial da Embaixada Portuguesa em São Tomé e Príncipe:
É gratificante descobrir que com pequenos gestos como este podemos fazer os outros felizes, pois há sempre alguém que precisa de nós. Estas ações fazem-nos perceber que Ajudar é fácil e motivam-nos a continuar!
Verónica Dankova