“Ciência Fora de Portas”


No dia 12 de dezembro, o “Clube Ciência Viva” do Agrupamento de Escolas de Pombal saiu à rua e levou a “Ciência Fora de Portas”.
Foram protagonistas, nesta ação, um grupo de alunos da turma C do 9.º ano que se dirigiu à Casa de Repouso – Vinagres (Pombal), onde dinamizaram uma tarde de “Ciência Divertida”. Para isso, os alunos transformaram uma sala num laboratório, foram “cientistas” e, depois, a adrenalina transformou-se em conhecimento.
As atividades desenvolvidas são criativas e, simultaneamente lúdicas, com temáticas do quotidiano que envolvem o conhecimento científico.
Os objetivos desta iniciativa são despertar a curiosidade científica e mostrar que a ciência também tem a sua dose de diversão. Assim, as atividades atraíram a atenção dos utentes, que se mostraram muito participativos e alegres, tendo ficado o convite para regressarmos com mais “magias científicas”.
A responsável pela Casa de Repouso, Dra. Paula, enalteceu a importância destes momentos de convívio intergeracional, na promoção de um envelhecimento ativo e saudável e pelos momentos de grande alegria que proporcionam.
O Projeto “Ciência Fora de Portas” é uma iniciativa do “Clube Ciência Viva” do Agrupamento que veio para aproximar a ciência da sociedade, em particular da comunidade pombalense. E se o conhecimento é uma das principais formas de inclusão, por que não o popularizar? E como esse é também um intuito deste projeto pretendemos replicar esta ação, fomentando o envolvimento da população. Nesse sentido, novas atividades estão previstas na cidade, inclusive em parceria com outras instituições.
Estefânia Pires, Professora de Ciências Naturais (Clube Ciência Viva)