Comemoração do Dia Internacional da Biodiversidade com o livro Água Doce, Fluir com o Rio

No dia 23 de maio, a nossa turma (G da escola E.B. Conde de Castelo Melhor), comemorou o Dia Internacional da Biodiversidade no Açude, à beira do Rio Arunca. O convite para celebrar este dia foi-nos feito pela Câmara Municipal de Pombal e no âmbito do Projeto Água Doce, Fluir com o Rio.

A Catarina Soares recolheu alguns seres vivos das águas do Rio Arunca, macroinvertebrados e plantas, que nós observámos e identificamos, sentimos e cheiramos as plantas. Os macroinvertebrados são bioindicadores da qualidade da água. A água do nosso rio tem vindo a melhorar, significa que estamos no bom caminho.

O Nelson Pedrosa contou-nos a história do Rio Arunca, as suas lendas, a biodiversidade e as suas riquezas.

A Danuta Wojciechowska coautora e ilustradora do livro Água Doce, Fluir com o Rio, falou-nos do seu livro, do lápis e do pincel mágicos que usou para o ilustrar e transformar objetos da natureza em seres vivos. Em seguida, desenvolveu uma atividade de expressão artística connosco. Transformámos paus e pequenos galhos em peixes, cobras, aves, algas,… enfim, o que a nossa imaginação criou!

Uma vez mais, tivemos uma aula diferente, ao ar livre, num local agradável e com uma excelente avaliação.

Agradecemos a todos os que organizaram e nos proporcionaram este momento. Assim aprendemos e crescemos felizes!

Alunos da turma G

(Texto coletivo)