Durante três semanas, cinco alunos da turma F do 9ºAno redigiram textos no âmbito de um concurso promovido pelo Departamento de Educação para a Saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Diariamente, um dos elementos do grupo constituído pelos alunos Bernardo Gameiro, Daniela Neves, Ema Maria, Margarida Lopes e Tânia Santos tinha a responsabilidade de escrever um texto (com um mínimo de 300 palavras) na sequência do que lhe era anteriormente enviado.
Partindo da proposta enviada pela entidade promotora (Inês espera, um pouco ansiosa. Fica sempre assim quando se trata de assuntos de saúde. Mesmo sendo uma consulta de rotina, como é o caso, acaba sempre por deixar para o último dia a decisão de marcar… E neste caso acabou mesmo por se “esquecer” e foi preciso o Jorge lembrar-lhe… Vai folheando revistas enquanto espera, para se distrair, e pensando em tudo o que tem que preparar para apresentar no trabalho… Até que finalmente é chamada…), foram construindo uma narrativa, tendo em vista um dos principais objetivos do concurso: “estimular a formação pessoal sobre a prevenção do cancro do colo do útero”.
O aluno Bernardo Gameiro considerou que a participação nesta atividade ajudou a desenvolver as capacidades de expressão escrita dos alunos, enquanto refletiam sobre aquela temática. Por seu turno, Margarida Lopes referiu que este tipo de concurso não só enriquece “a nossa capacidade de aceitação, como nos ajuda a conhecermo-nos melhor uns aos outros através da escrita”. Segundo a aluna, tratou-se de “um concurso que foi bem aceite pelos alunos”. Na sua opinião, todos gostaram de “contribuir com uma pequena parte para a história final que ficou bastante satisfatória”.
Como se pode ver pelas palavras dos concorrentes, o entusiasmo e o empenho nesta atividade dinamizada pela Coordenadora de Educação para a Saúde, Sónia Marques, e pela professora de Português, Lídia Ribeiro, foram notórios. Participar no concurso de escrita criativa “foi bastante agradável e educativo” afirmou Ema Maria, visto que gostou de pesquisar sobre diversos assuntos. A aluna acrescenta ainda que todos deveriam participar em concursos desde tipo, porque tem a certeza de que iriam gostar bastante.
Clique aqui para ver o texto final.