Conferência Internacional no âmbito do projeto Demokleos – Pireus, Grécia


A cidade de Pireus, na Grécia, foi palco do 4º encontro transnacional no âmbito do projeto Demokleos (número de referência: 2015-1-EL01-KA201-013930), projeto financiado como parte do Programa Erasmus+KA2 – Parcerias Estratégicas, entre os dias 29 de junho e 4 de julho.

No dia 30 de junho, decorreu a Conferência Internacional subordinada ao tema “Together moving forward, Together thinking critically/ Our common past/ Political Literacy and Democratic Key Competences in Erasmus+ DEMOKLEOS project”, que teve lugar na famosa  biblioteca da fundação Aikaterini Laskaridis Foundation (http://www.laskaridisfoundation.org/en/)

A Conferência foi presidida pelo Doutor Foteini Asderaki, Professor Assistente do Departamento de Estudos Internacionais e Europeus da Universidade de Pireus.

Durante o evento, estiveram presentes diversas personalidades, incluindo representantes de organismos políticos e governamentais nacionais e locais e alguns representantes da comunidade educativa. O Sr. Diretor de Educação Secundária de Pireus, Dr. Nikolaos Moumouris, abriu a Conferência dirigindo aos participantes palavras de agradecimento pela sua presença e ainda congratulando a equipa internacional do projeto Demokleos pelo trabalho desenvolvido. O Doutor Nikos Charalampopoulos, investigador no âmbito de assuntos relacionados com violência política e extremismos, da Universidade de Pireus, teve a sua intervenção subordinada ao tema “Radicalization and Political Extremism among us: Talking about prevention of Extremism to Youth”. A Doutora Constantina Spiliotopoulou, Coordenadora Geral do projeto Demokleos, dedicou a sua apresentação à temática de literacia política “Our Demokleos project: Shifting Paradigm of Political Literacy”. Vários parceiros no projeto contribuíram com as suas intervenções, partilhando com os presentes alguns dos exemplos do trabalho desenvolvido, nomeadamente a Drª Elizaveta Firsova, Investigadora Associada do Instituto de Didádica de Democracia da Universidade Leibniz, Alemanha, que proferiu a comunicação intitulada “Teaching for a change Pedagogical Guide to become a democratic advocate”. A docente do Agrupamento de Escolas de Pombal e coordenadora da equipa portuguesa do projeto, Verónica Dankova, partilhou o trabalho desenvolvido no presente ano letivo com a turma do 12ºano, subordinado ao tema “Refugees in Europe and in the World – promoting communication and debating skills”.

No final da conferência todos os participantes e convidados assinaram uma petição online, com recomendações práticas aos responsáveis políticos da União Europeia /Practical Reccommendations for European Policy makers – link: http://dide-peiraia.att.sch.gr/index.php/menu-demokleos/menu-demokleos-e-petition).

Durante os dias 2 e 3 de julho, reuniram os coordenadores e gestores do projeto para um balanço final, discutindo as questões administrativas e de gestão financeira, questões técnicas e outras relacionadas com o relatório de avaliação final do encontro, que decorreu num ambiente assertivo e colaborativo.

Gostaríamos de agradecer a todos os parceiros no projeto Demokleos pelo apoio e a disponibilidade demostrada em conseguirmos, em conjunto, cumprir os objetivos definidos no sentido de criar uma plataforma de entendimento, construindo um espaço com ferramentas e propostas de trabalho inovadoras para o benefício da comunidade educativa europeia, tendo por objetivo preparar os jovens para os desafios do mundo de hoje.

Gostaríamos de convidar os colegas do nosso Agrupamento a assinar a petição online através do link – link: http://dide-peiraia.att.sch.gr/index.php/menu-demokleos/menu-demokleos-e-petition), para a qual a nossa equipa do projeto tem contribuído. (Practical Reccommendations for European Policy makers – https://drive.google.com/file/d/1Pp0a5A0mRotlUs0DnFuJLILpjaB46LP-/view)

Verónica Dankova

Coordenadora do projeto Demokelos (Erasmus+KA2)