11H00, encontro marcado no Cardal.
O sol nesta manhã de 5 de dezembro ilumina os rostos.
Pouco a pouco, começam a juntar-se os participantes numa atividade comemorativa do Dia Internacional do Voluntariado, dinamizada pela Associação de Pais e Educadores para a Infância (APEPI).
Depois da distribuição de t-shirts, ouvem-se as palavras da Presidente da Direção da APEPI e também as do Presidente da Câmara Municipal de Pombal, que reforçam a importância do voluntariado. Forma-se um cordão que avança e circunda a rotunda da Liberdade. Envolta de pombas esvoaçantes, a jovem estática de bronze parece saudar a nossa passagem. Peões observam esta ação com curiosidade. Agentes policiais zelam cuidadosamente pela nossa segurança.
De mãos dadas, independentemente da idade e do estatuto, a solidariedade vai ganhando forma em torno de um objetivo comum.
Nas costas dos 140 jovens das turmas de 10º ano da Escola Secundária de Pombal e de todos os outros elos do Cordão Humano, surge o mesmo apelo: “Sou voluntário e tu não queres ser?”.
Na nossa comunidade, destacam-se as ações do Banco Local de Voluntariado, projeto desenvolvido pela APEPI, com entidades parceiras (CERCIPOM, Associação de Alzheimer Portugal-delegação Centro; APRAP; Centro Social de S. Pedro; Associação da Cumieira; Centro Social de Carnide; Centro Social de Almagreira e o Município de Pombal). Para mais informações, pode ser consultado o site http://www.apepi.pt/banco_vol.html.
No nosso Agrupamento, não faltam oportunidades para participarem ativamente no Clube dos Direitos Humanos, no Projeto Erasmus + Demokleos e no Projeto Young VolunTeam.
Continuemos, pois, atentos ao Mundo à nossa volta e partilhemos, todos os outros dias do ano, a nossa ajuda voluntária.
Verónica Dankova e Lídia Ribeiro