No dia 17 de novembro, assinalou-se o Dia Mundial do Não Fumador. A data visa sensibilizar as populações para os fatores de risco associados ao consumo de tabaco e divulgar as formas mais eficazes para deixar de fumar.
O consumo tabágico é a principal causa de cancro do pulmão, além de contribuir para o desenvolvimento de outros cancros. No sentido de sensibilizar e informar a população, a escola associou-se à campanha “carros sem fumo” da liga portuguesa contra o cancro – núcleo do norte. Através de um power point projetado no video Wall, alertou-se para o perigo do consumo de tabaco dentro dos carros, uma vez que parte dos componentes tabágicos fica retida nos têxteis, libertando-se posteriormente de forma lenta e continuada. A exposição dos jovens ao fumo leva ao deficiente desenvolvimento dos pulmões, que pode manter-se ao longo da vida, mesmo que esse jovem não venha a ser um fumador na idade adulta.
No átrio da escola sede, esteve patente uma exposição de trabalhos/cartazes elaborados pelos alunos do 10º ano, alusivos aos malefícios do consumo de tabaco e às vantagens do seu abandono para a saúde individual e comunitária. A própria Organização Mundial de Saúde estima que mais de 100 milhões de pessoas irão morrer devido ao consumo do tabaco nas duas primeiras décadas do sec. XXI.
A equipa de Educação para a Saúde