No dia 25 de outubro de 2018, no Auditório da Escola Secundária de Pombal, realizou-se o workshop “Educação Mindfulness para professores”, organizado pelo departamento de Matemática, em articulação com a equipa de Educação para a Saúde e dinamizado pela professora Suzana Gil, coordenadora do projeto de Educação Mindfulness – Agrupamento de Escolas de Colmeias e Facilitadora de Educação Mindfulness – Escola de Desenvolvimento Transpessoal.
O Mindfulness foi apresentado como sendo o estado de estar atento, de estar consciente, foi definido como a consciência do momento presente, quando fixamos nele a nossa atenção voluntária, suspendendo qualquer julgamento sobre o que aparece no nosso fluxo de consciência e deixando fluir as experiências ao longo do tempo. O objetivo da prática de Mindfulness é treinar a atenção voluntária, a atenção consciente sem julgamentos, pois envolve a aceitação das coisas como são no momento presente. O conceito de plena consciência (mindfulness) traduz-se numa prática que ajuda a construir a autoconsciência no momento presente, reconhecendo e aceitando as emoções e as ideias próprias, assim como as sensações físicas.
Concluiu-se que o desenvolvimento de mindfulness ajuda os professores a compreenderem melhor as próprias emoções, a comunicarem melhor com os alunos, a lidarem melhor com alunos mais difíceis, a prepararem um ambiente de ensino positivo e a fortalecerem a relação com os discentes.
Neste workshop, os vinte e três educadores/ professores presentes tiveram ainda oportunidade de conhecer a aplicação do Mindfulness em alunos com défice de atenção e concentração, exercícios passíveis de ser implementados, bem como projetos desenvolvidos noutras escolas.
Ana Cristina Francisco