No contexto europeu de globalização, multilinguismo e multiculturalismo, a abertura à pluralidade linguística no âmbito das estratégias pedagógicas constitui um desafio apoiado pelo Conselho da Europa através do Centro Europeu de Línguas Modernas.
«Valorizar as turmas multilingues» foi o tema da ação de sensibilização realizada no dia 03 de outubro 2018, no auditório da Escola Secundária de Pombal, decorrente da formação promovida pela DGE, em parceria com o referido centro, e na qual participaram as docentes Cristina Costa e Fátima Soares.
O foco da formação foi a importância da valorização da diversidade línguística de cada aluno e, de modo particular, das línguas das crianças e adolescentes migrantes por forma a motivá-los e apoiá-los na aprendizagem da língua da comunidade de acolhimento, bem como incentivá-los a serem mediadores de outras culturas.
Numa abordagem ativa, foram explorados alguns dos recursos dos projetos do Centro Europeu de Línguas Modernas no que concerne ao multilinguismo (Maledive, Combat+, CARAP). Houve igualmente lugar a uma partilha de experiência sobre a Secção Europeia de Língua Francesa (SELF) do nosso Agrupamento, enquanto projeto de Ensino-Aprendizagem de Língua e Conteúdos Integrados.
Culminando num lanche multicultural, a formação constituiu um espaço de partilha de conhecimento, mas também de construção de laços de missão para uma maior igualdade de oportunidades e participação ativa de todos os alunos.
Cristina Costa – Professora do grupo 320