No âmbito da promoção da dádiva de sangue junto dos jovens, realizou-se, no dia 29 de janeiro de 2020, no ginásio da Escola Secundária de Pombal, a Jornada “Sangue, uma dádiva de vida”, dirigida aos estudantes do 9.º ano de escolaridade.
Esta jornada contou com a participação do Dr. José Mário Gama, técnico superior do Serviço de Sangue do Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra (CHUC); D. Leonor Ferreira, presidente da Associação de Dadores de Sangue do Outeiro da Ranha (Pombal); Dr. Luís Negrão, responsável do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST); o testemunho de uma história de vida contada na primeira pessoa por um Encarregado de Educação que necessitou de sangue; um representante do município de Pombal, Dra. Sofia Gonçalves, e uma apresentação dos resultados de um trabalho intitulado “A dádiva de sangue na perspectiva dos estudantes de Pombal”, realizada pelos alunos no âmbito da disciplina de ciências naturais.
A jornada teve como objectivo principal sensibilizar os jovens para a necessidade da dádiva de sangue enquanto única proveniência de tão precioso líquido para o tratamento de inúmeras situações médicas.
O envelhecimento da população portuguesa é uma realidade social do nosso país que se reflete, consequentemente, no envelhecimento da população dadora, sendo assim necessário garantir que aqueles que, por motivo de idade ou de doença, deixam de poder dar sangue sejam condignamente substituídos por jovens. Neste seguimento, esta jornada procurou dar um contributo para que os jovens concorram, mais tarde, com a sua dádiva para as necessidades do país de uma forma mais consciente e mais responsável.
Estefânia Pires
Raquel Ferreira
Projeto de Educação para a Saúde
Clube Ciência Viva
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]