Os olhos do farol (Eyes of the Lighthouse)


A turma do 8º F está desde o ano letivo passado envolvida em atividades do Plano Nacional de Cinema. Este ano, no dia 10 de janeiro, numa aula conjunta de Português e Inglês, tivemos a experiência de ver e apreciar, do ponto de vista técnico e estético e das representações dos sentimentos e dos efetos, a curta-metragem de animação Os Olhos do Farol, de Pedro Serrazina. Esta curta-metragem, produzida em 2010, foi a sua oitava e última obra, sendo também a única a cores.

A história retrata a vida de um homem, que vive reservado no alto de um farol, no qual passa o tempo a pintar quadros, e da sua filha, que está quase sempre na praia – a sua única amiga -, e que vai juntando objetos, trazidos pelo mar, imaginando que o controla. Esses objetos vão desvendando acontecimentos passados, que despertam uma revolta no pai à medida que a filha lhos mostra.

É um bom filme pois, para além de o seu produtor ter pensado em todos os detalhes, ilustra a realidade de algumas famílias atuais, nas quais não existe uma relação íntima entre pais e filhos, devido às ocupações de cada um, como emprego e amigos, ou por outros motivos.

Os Olhos do Farol recebeu vários prémios como os de Melhor Animação, Melhor Argumento, Melhor Curta Europeia, entre seis outras.

André João, 8º F