O Parlamento dos Jovens, um concurso nacional promovido pela Assembleia da República e desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação e com o Instituto Português do Desporto e da Juventude, decorreu na Escola Secundária de Pombal, em três fases:escolar,distrital e nacional.
1- Na Escola
A aventura começou com a formação das listas em meados de novembro. Todos queriam os melhores elementos, nas suas listas, para poderem fazer uma boa campanha, que lhes permitisse eleger os melhores representantes da Escola na Sessão Escolar, depois na sessão Distrital e porque não na Sessão Nacional.
Formaram-se duas listas: Lista A e Lista B. O tema “Assimetrias Litoral/Interior – Que Soluções?” começou logo a ser estudado para que as medidas apresentadas por cada lista fossem as melhores. Mas o trabalho “mesmo a sério” começou em janeiro.
A campanha decorreu entre 11 e 14 de janeiro. Estes foram os dias mais atarefados na escola. Além da divulgação das listas e medidas , recebemos no dia 11 o Deputado Pedro Pimpão que nos apresentou a Assembleia da República e debateu connosco as assimetrias entre o litoral e o interior do país.
Deputado Pedro Pimpão, Escola Secundária de Pombal, Auditório Dra. Gabriela Coelho, 11 de janeiro de 2016
No dia 12 tivemos o prazer de ouvir o Dr. Paulo Nossa, Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, na área da Geografia, verdadeiro entendido no tema em questão. Respondeu às nossas questões e esclareceu-nos sobre possíveis e melhores soluções para esta desiguladade de desenvolvimento e de oportunidades entre os que vievem no interior e os que vivem no litoral do país.
As duas listas se empenharam – se imenso na campanha, mas a Lista A, da qual tive o prazer de fazer parte, fez uma campanha mais aguerrida e informativa, a qual permitiu que mais deputados fossem eleitos para a Sessão Distrital. Tentámos promover as nossas medidas e ideias ao máximo e sempre apelando ao voto, o que acabou por dar resultado, estando esta lista na Sessão Escolar em larga maioria.
As eleições decorreram a 16 de janeiro.
Eleições para o Parlamento dos Jovens – Escola Secundária de Pombal, 16 de janeiro de 2016
Na Sessão Escolar foram eleitos para representar a escola a Ana carolina Querido, o Alexandre Rodrigues e eu mesmo, João Barros, como deputado suplente.
2- Leiria – Sessão Distrital
A Sessão Distrital aconteceu no dia 22 de fevereiro, no Instituto Português do Desporto e da Juventude, em Leiria. Todos os jovens presentes contribuiram para uma magnifica e produtiva Sessão Distrital. Foi excelente a foram como os trabalhos decorreram.
No final, a nossa alegria era quase incontida quando, depois de um intenso dia de debate, a nossa escola foi eleita para fazer parte do Círculo de Leiria, na Sessão Nacional, na Assembleia da República, nos dias 23 e 24 de maio. Ana Carolina Querido foi ainda eleita porta-voz do Círculo de Leiria.
3 – Lisboa – Sessão nacional
Dia 23 de maio ( Segunda-feira )
A tão aguardada saída destes jovens ocorreu por volta das 10:25 da manhã do dia 23 de maio e na viagem reinou o bem-estar, fizeram-se amizades e os últimos preprativos para o grande dia.
Deputados da Escola Secundária de Pombal ( Ana Carolina, Alexandre Rodrigues ) à frente da Assembleia da República, um dos céleres Parlamentos a nível mundial.
Início dos trabalhos
Os deputados foram divididos em seis comissões de trabalho.Pelas 14h, dirijiram-se para a respetiva sala. Leiria fez parte da comissão 2 juntamente com os Círculos de Portalegre, Aveiro, Bragança, Porto e Madeira. O debate nesta sala foi moderado pela deputada do PEV, Heloísa Apolónia.
Sala de comissões 2 onde esteve presente o Círculo eleitoral de Leiria.
Sala de comissões 2 onde os nossos deputados, Alexandre Rodrigues (foto à direita) e Ana Carolina Querido (foto da esquerda) debateram a temática “Portugal: assimetrias litoral/interior- Que soluções?”
Como era de esperar, nesta sala ocorreu um intenso debate, segundo as regras parlamentares, onde se mostrou, uma vez mais , o empenho e a dedicação dos jovens na política. Estes mostraram-se bem preparados sobre o tema em análise e as regras do debate a seguir.
As comissões só terminaram depois de cada Circulo Eleitoral votar as propostas na Especialidade e depois de apresentar e votar as questões a colocar aos deputados da assembleia da república presentes no dia seguinte.
No fim de todas as atividades, os jovens deputados e professores, dirigiram-se ao INATEL Oeiras para o merecido repouso. Quero realçar que este momento é aproveitado também para conviver, tirar as épicas “selfies”, partilhar as redes sociais, para mais tarde recordar os momentos vividos neste “sonho” tornado realidade.
Dia 24 ( Terça-feira )
Todos os jovens deputados começaram o dia com uma “tarefa árdua”, levantarem-se cedo.
Círculo de Leiria com o deputado do grupo parlamentar do PSD ( Pedro Pimpão ) na sala das Sessões.
Sessão de abertura dos trabalhos
O Presidente da Mesa Fábio David, pertencente ao distrito de Leiria (mais concretamente Alvaiazere), deu início aos trabalhos pelas 10.10m.
Na Sessão de Abertura esteve presente o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues,, o Vice Presidente da Assembleia da República, José de Matos Correia e Alexandre Qintanilha, presidente da Comissão de Educação e Ciência, lustres personalidades da política nacional. Todos deixaram importantes mensagens de incentivo, agradecimento e elogios aos jovens presentes.
Por volta das 10.20h iniciou-se o período dedicado às questões aos deputados presentes: Pedro Pimpão (Partido Socialista Democrata), Susana Amador (Partido Socialista), Luís Monteiro (Bloco de Esquerda), António Carlos Monteiro ( CDS-PP ), Ana Verginia Pereira (Partido Comunista Português) e Heloísa Apolónia (Partido Ecologista Os Verdes ).
Início do Debate na Generalidade
Iniciou-se em Plenário o debate dos projetos de recomendação à Assembleia da República, aprovados nas várias comissões no dia anterior
Nesta sessão participaram 129 deputados, estando presentes 55 escolas.
Deputada Beatriz Simões do Círculo de Leiria a usufruir da posse da
Palavra expondo as suas ideias num vocabulário extenso e rico.
Os jornalistas puderam usufruir de uma visita guiada ao Palácio de S. Bento, onde ficaram a conhecer detalhadamente diferentes áreas como a Escadaria Nobre, a Sala dos Passos Perdidos, a Sala das Sessões, a Sala do Senado e o Salão Nobre.
Por volta das 13h o almoço.
Almoço na Assembleia da República.
Continuação do Debate na Generalidade
O debate na generalidade continuou após o almoço. Este caracterizou-se por ser “vivo”, eficaz, producente. Houve algumas divergências já expectáveis.
Depois de se assistir a algum tempo ao debate, na sala das sessões, os jornalistas, com um programa diferente dos deputados, foram fazer perguntas aos deputados da assembleia da república fora da sala. As questões centraram-se sobretudo na principal temática que estava a ser abordada, as assimetrias entre o litoral e o interior, a educação e o Brexit.
A parte final desta Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens ficará para sempre nas nossas memórias. Ouviu-se e cantou-se o hino de Portugal, com a alma “cheia”, por genuínos e orgulhosos jovens portugueses.
Esta experiência permitiu que estes jovens deputados vivessem a verdadeira democracia e reconhecessem de forma mais próxima a importância de ser um cidadão ativo, intervindo através da política.
É de salientar que o Parlamento dos Jovens este ano registou um aumento substancial no número de escolas inscritas, o que se apresenta como um passo importante contra a opinião comum de que os jovens não têm interesse pela política.
A Escola Secundária de Pombal foi, com toda a certeza, bem representada pelos dois deputados e este jornalista e tudo fizeram para que Pombal tenha a sua visibilidade.
João Barros