A passear também se aprende


No dia 6 de abril de 2016, teve lugar uma visita de estudo a Coimbra, destinada aos alunos do quinto ano de escolaridade

A atividade, planificada e dinamizada por professores de História e Geografia de Portugal, envolveu 158 alunos e 16 professores que partiram para uma exploração da cidade cuja Alta e rua da Sofia  foram consideradas Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, em 2013. Destacam-se como principais objetivos desta iniciativa promover a convivência entre professores e alunos, desenvolver o gosto pela História e pela preservação do património histórico nacional e Património da Humanidade e desenvolver o espírito crítico e de observação.

Os pontos comuns foram as visitas ao Museu Nacional de Machado de Castro, mais propriamente, ao seu Criptopórtico, testemunho vivo da presença dos Romanos em Aeminium e a diversos espaços da Universidade (Páteo das Escolas, Capela de São Miguel, Sala dos Capelos,…). Para além dos locais referidos, foram ainda visitados a Biblioteca Joanina e o Colégio de Jesus (Museu de Física e da Zoologia e espaço Ciência Viva).

Questionados sobre o que mais gostaram nesta visita de estudo, os alunos destacaram o «ouro» da Biblioteca, a Cadeia Académica, as experiências do espaço da Ciência Viva e, claro, os morcegos que habitam a Biblioteca e que permitem a conservação dos livros de forma ecológica!

Os docentes dinamizadores