Por um mundo mais puro e profundamente humano – 9.º H

No âmbito dos Domínios de Articulação Curricular, a turma H do 9.º ano escolheu o tema “Uma Mensagem para o Mundo”, com o intuito de consciencializar as pessoas para os problemas sociais e ambientais.

Foram selecionados subtemas, tais como: (des)igualdade de género, sedentarismo e poluição.  A partir destes subtemas, foram construídas frases, nas disciplinas de Português, Francês, Matemática, História, Geografia, Ciências Naturais que apelam à mudança de mentalidades, com vista à construção de um mundo mais justo, mais harmonioso e mais sustentável. Na disciplina de História, foram ainda escolhidas várias instituições internacionais dentro da linha de ação da ONU, tendo sido identificados os seus objetivos e assinalados os seus contributos para a humanidade. Foi também mobilizada a comunicação matemática no sentido de a adaptar aos subtemas sugeridos e foi feito um desenho sobre a poluição, na disciplina de Educação Visual. Ao nível das TIC, foram reunidos os trabalhos das diferentes disciplinas e foi elaborado um Padlet que congregou todos os contributos.

Com este trabalho, o 9.º H pretendeu fazer ouvir a voz dos alunos, para que haja uma intervenção ativa dos jovens na sociedade, como se pode verificar acedendo ao link:

A diretora de turma

Gina Ribeiro