O Dia de São Valentim, em que se assinala ostensivamente o Amor, foi escolhido para proporcionar uma reflexão, na Escola Secundária de Pombal, sobre diversos tipos de comportamento no namoro.
Na primeira sessão, a Chefe Madalena Marques, da Polícia de Segurança Pública de Pombal, informou os alunos do 9º ano sobre o aumento, verificado nos últimos anos, da violência entre jovens, de acordo com relatórios da APRAV. Depois de ter alertado para diferentes situações que não podem ser permitidas, questionou o que leva um(a) jovem a manter uma relação caracterizada pela agressividade. Finalmente, esclareceu sobre os procedimentos e as entidades a contactar de forma a evitar-se um ciclo de violência que acarreta sempre consequências graves em termos de saúde física e mental.
Na sessão seguinte, destinada a estudantes de 10º e 11º anos, a Dra. Teresa Silva, Presidente da Direção da APEPI, e a Dra. Vanessa Roque, Coordenadora do Projeto “BASTA” (APEPI), explicaram aos alunos que a violência nas relações afetivas é cada vez mais precoce e que este problema tende a agravar-se no caso de prosseguirem o relacionamento. Foram apresentadas estratégias para resolver conflitos e mencionados os mitos que normalmente são invocados para desculpabilizar os agressores. Além dos conselhos relacionados com a temática, os jovens receberam postais cuja mensagem incidia sobre a importância de cultivar um AMOR não manipulador, com a oferta simbólica de sementes de amores-perfeitos, que precisam de atenção e cuidado para crescerem saudáveis e florirem.
Agradecemos às palestrantes pelo facto de terem partilhado os seus conhecimentos nesta iniciativa dinamizada no âmbito do Setor da Saúde, do Clube dos Direitos Humanos, dos Projetos Erasmus + Demokleos e Young VolunTeam.
Professoras dinamizadoras