Projeto DEMOKLEOS – 4º encontro transnacional in Helsinki, Finlândia, de 20 a 24 de agosto de 2018


O Agrupamento de Escolas de Pombal, representado pela equipa coordenadora portuguesa do projeto Demokleos (Erasmus+KA2), docentes Verónica Dankova e Lina Oliveira, acompanhadas pelas alunas do 12º ano, Joana Mendes, Mariana Pereira e Patrícia Menes, esteve presente no 4º encontro transnacional, que decorreu entre os dias 20 e 24 de agosto, na cidade de Helsinki, Finlândia.

A organização deste encontro esteve a cargo da ONG finlandesa “Learning for Integration ry” e foi coordenada pela Diretora, Drª Marja-Liisa Helenius.

Apesar da nossa experiência ter sido curta, ficamos agradavelmente surpreendidas pela hospitalidade e cordialidade do povo finlandês. Com uma agenda bastante preenchida, no primeiro dia, os professores participaram em sessões de formação sobre “Discurso de Ódio e Figuras Públicas nos Media”, enquanto as alunas portuguesas, conjuntamente com os alunos da Grécia e da Turquia, desenvolveram trabalho criativo “Digital Creative Workshop on Hate Speech and Gender”, dois dos temas em destaque no projeto Demokleos. Tivemos a oportunidade de visitar o Museu de Arte “Ateneum”; fizemos um tour pela cidade de Helsinki, moderna e muito animada, conhecemos o porto e algumas das suas catedrais, uma das quais – a Catedral do Silêncio que nos surpreendeu pela sua arquitetura.

O sistema de educação na Finlândia é conhecido em todo o mundo, tendo sido muito interessante visitar as três escolas, Helsingin ranskalais-suomalainen koulu (Escola Franco-Finlandesa), Ressun Lukio (Escola Secundária Ressu) e European School (Escola Europeia) e comunicar com os professores/as e alunos e alunas finlandeses/as, que já tinham iniciado as suas atividades letivas há duas semanas. Para satisfazer a nossa curiosidade, comparamos o ensino em diferentes países e trocámos ideias sobre a forma como a Democracia está presente no dia-a-dia dos jovens.  Concluímos, ainda, que a língua finlandesa é muito diferente da nossa e comprovámos o bom da língua inglesa, por parte dos alunos, bem como a sua capacidade comunicativa em abordar questões que lhes foram colocadas.

As nossas visitas não acabaram aqui. No âmbito da temática de Educação para a Democracia e Literacia Política, visitamos as instalações da organização da Juventude Social-Democrata (The Social Democratic Youth Organisation); conhecemos o seu programa, as futuras ambições e posicionamento político em relação a várias temáticas, incluindo o ambiente e a migração.

Visitámos também MONIKA-NAISET – Multicultural Women’s Association – Associação Multicultural de Mulheres, que disponibiliza diferentes valências, tais como centro de apoio e de integração de mulheres imigrantes, mulheres vítimas de qualquer tipo de violência, promovendo a sua formação e a integração no mercado de trabalho, entre outros tipos de apoio, incluíndo o jurídico. Foi interessane constatar que muito do trabalho desenvolvido pela associação é feito pelos voluntários de todos os grupos sociais e de todas as idades. O voluntariado é uma prática muito comum na Finlândia.

Tivemos ainda a possibilidade de visitar a ilha Seurasaari e o seu museu a céu aberto que nos permitiu conhecer um pouco melhor a cultura do país, nomeadamente das suas casas e edificações tradicionais das épocas anteriores.

Podemos afirmar que, estando na parte final do projeto intitulado “DEMOKLEOS – THE KLEOS OF DEMOCRACY IN EUROPEAN SCHOOL, Rethinking Democratic Awareness and Collective Responsibility for a whole-school approach”, cumprimos com êxito os objetivos propostos. Ao longo dos últimos 2 anos do projeto, estiveram envolvidos em encontros transnacionais no Chipre, Grécia, Turquia e Finlândia um total de 12 alunos, proporcionando-lhes oportunidades inesquecíveis e uma aprendizagem para a vida.

Gostaríamos de agradecer aos nossos anfitriões finlandeses a hospitalidade e todas as oportunidades que nos ofereceram. A todos os nossos parceiros no projeto Demokleos desejámos felicidades e novos desafios. E ainda a todos os nossos colegas do Agrupamento de Escolas de Pombal, que de alguma forma apoiaram o nosso trabalho e colaboraram no projeto, o nosso Muito Obrigada!

Equipa coordenadora do projeto Demokleos

Verónica Dankova e Lina Oliveira