Projeto Demokleos – sensibilizar jovens para as questões globais / desenvolver as competências de comunicação


Este ano letivo, a turma E do 12º ano foi desafiada a participar no projeto Demokleos (Erasmus + KA2), no âmbito do módulo temático 4, Promover as competências de comunicação e debate”, tendo desenvolvido o projeto de turma subordinado ao tema A questão dos refugiados na Europa e no Mundo – Educação para a Cidadania e para os Direitos Humanos”.

Os alunos cumpriram na íntegra os objetivos propostos, tendo ficado mais sensibilizados para as questões globais, sociais e culturais, nomeadamente no que diz respeito às causas de alguns problemas atuais que ameaçam os direitos humanos e a democracia. Além disso, desenvolveram competências no âmbito da interação verbal e das regras essenciais do debate, entre as quais o respeito pelas opiniões dos outros. Conseguiram, também, melhorar o seu sentido crítico e as suas competências comunicativas, construindo os seus argumentos a partir de uma reflexão consciente, crítica e responsável, tendo em conta pontos de vista e perspetivas diferentes.

O produto final do trabalho-projeto foi a simulação de um debate com a participação de 5 grupos: um grupo moderador, um grupo de representantes das Nações Unidas, representantes da sociedade civil, representantes do governo e um grupo de representantes de um partido de extrema-direita. Colocando-se na pele de vários grupos sociais e políticos, os alunos conseguiram apresentar os seus argumentos, defender as suas posições e propor soluções interessantes para a resolução de problemas relacionados com a integração de migrantes e as suas famílias nos países de acolhimento.

A partir do trabalho desenvolvido com os alunos, foi produzido um vídeo e outros materiais educativos que farão parte de um conjunto de propostas e ferramentas que o projeto Demokleos irá disponibilizar para o usufruto de agentes educativos europeus, e não só. A destacar a participação das alunas Joana Mendes, Mariana Pereira a Patrícia Mendes, que foram premiadas com a participação na mobilidade à Finlândia, que irá decorrer entre os dias 19 e 24 de agosto.

Equipa coordenadora do projeto Demokleos

Verónica Dankova e Lina Oliveira