Projeto “Engenheiras por um Dia” lança foguetes na Escola Secundária


Na tarde do dia 17 de novembro, 98 alunas do 9º ao 12º ano tiveram a oportunidade de participar num workshop em que lhes foi proposto o desafio de construir pequenos foguetões – trabalhos que decorreram na Biblioteca e na Sala de Estudo -, cujo lançamento decorreu no exterior, no espaço em frente ao átrio da escola. Nesse momento, as alunas puderam ver em ação princípios básicos da física e da mecânica e testar a sua perícia como engenheiras. A sessão foi conduzida por duas alunas do Instituto Superior Técnico, que fazem parte do NAPE – Núcleo de Apoio ao Estudante -, (Joana Fonseca, de Engenharia Biológica, e Magui Lage, de Engenharia Mecânica) e que se envolvem em ações de promoção da engenharia junto do público do ensino secundário, e pelo responsável pela Área de Comunicação e Imagem, mestre em Engenharia Biológica.

No final do lançamento, as alunas tiveram a oportunidade de comentar a experiência, falar sobre as angústias e expectativas relativamente à área profissional a seguir no futuro, bem como de colocar questões concretas relativamente aos cursos que o IST oferece. O auditório Dra. Gabriela Coelho foi palco de uma sessão muito participada e as nossas alunas estão de parabéns pela forma como toda a atividade decorreu. À equipa do Técnico, obrigada!

O projeto “Engenheiras por um Dia” tem como objetivo desconstruir ideias estereotipadas acerca das engenharias como áreas consideradas tipicamente masculinas e incentivar as raparigas a contemplar profissões em que existem empregos que, além de serem prestigiantes e bem remunerados, podem proporcionar grande satisfação pessoal. Seguir-se-ão outras ações, diretamente relacionadas com as escolhas profissionais e outras, que visarão aprofundar a reflexão em torno das questões da “Igualdade de Género”, tema do “Parlamento dos Jovens 2017-2018”.

Lina Oliveira