Projeto Green Cork


O Green Cork é o projeto de recolha de rolhas de cortiça para reciclagem, dinamizado pela Quercus, desde 2008, e que tem como parceiros diferentes empresas, escolas, escuteiros, municípios, entre outros. O seu principal objetivo é a recolha de rolhas de cortiça de maneira a financiar a plantação de árvores autóctones através do programa Floresta Comum (http://www.florestacomum.org/). O projeto tem sido um sucesso a nível nacional, uma vez que, até à data, foram recolhidas 84 444 450 rolhas e plantadas 925 189 árvores.

No Agrupamento de Escolas de Pombal, o projeto tem vindo a ser dinamizado pelos professores de Matemática e Ciências Naturais, possibilitando a divulgação de medidas que visam promover a biodiversidade vegetal, a proteção da floresta e desenvolver consciência e responsabilidade ambiental e social, em trabalho colaborativo para o bem comum, com vista à construção de um futuro sustentável, conforme se preconiza no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. No ano letivo 2018/19, superámos qualquer recolha efetuada anteriormente, tendo-se conseguido 34 caixotes de papel A4 cheios de rolhas, o equivalente a cerca de 108 Kg, os quais foram entregues no Continente de Pombal. Desta forma, todos contribuímos para que sejam plantadas e cuidadas, pela Quercus, 108 árvores autóctones, mais do dobro do conseguido no ano letivo 2017/2018.

O Agrupamento agradece a participação de todos os que se envolveram nesta atividade ao longo destes anos, nomeadamente a comunidade educativa, Centro de Ocupação Juvenil (COJ), Junta de Freguesia de Pombal e restaurantes, tais como, Amigos da Velha Caroca, Cervejália, Lagoa do Linho, Manjar do Marquês, O Tacho, O Tirol, Pedro´s, Taberna À Cautela, Tó Nela, Variante e Vintage.

Aguardamos que outros parceiros se juntem a esta iniciativa, podendo as rolhas ser entregues na portaria da Escola Básica Marquês de Pombal ou da Escola Secundária, pois tencionamos dar continuidade a esta ação, a bem do ambiente que é a casa de todos!

Fátima Pessa