No dia 21 de outubro de 2019, na Escola Básica Marquês de Pombal, os alunos das turmas do 6.º ano assistiram a uma sessão dinamizada por voluntários da Refood e organizada no âmbito dos Domínios de Articulação Curricular e do projeto de Educação para a Saúde. Nesta sessão, estiveram também presentes além dos alunos e dos professores, representantes da direção do Agrupamento e da Junta de Freguesia de Pombal.
O voluntário da Refood começou a sessão por apresentar esta organização independente (instalada em Portugal há 30 anos) e explicou a forma como esta se organiza: os voluntários, as fontes de alimentos, os beneficiários, o núcleo de operações, o apoio comunitário e a liderança. Na região de Leiria, há 207 voluntários que trabalham duas horas por semana para ajudar esta causa.
De seguida, evidenciou-se quais os seus objetivos relativamente ao direito à alimentação e ao aproveitamento do desperdício alimentar. Os alunos ficaram a saber muito mais sobre o que se passa em Portugal onde, por exemplo, um português em cada nove passa fome, enquanto mais de 1,3 milhões de toneladas de comida são desperdiçadas (cada português desperdiça 97 kg de alimentos por ano). Há mesmo um estudo de 2012 que concluiu que as pessoas desperdiçam 17% dos alimentos. Os alunos ficaram também a saber que o processo é simples: recolhe-se, divide-se e entrega-se junto dos que mais precisam de alimentos!
Esta atividade vem sensibilizar para os direitos humanos, sendo que o direito à alimentação é um deles. Por ser importante alertar para esta causa, a turma do 6.º C realizou esta notícia, para todo o Agrupamento, na aula de Português, com a professora Ana Letra.
Alunos do 6.º C