Tardes Matemáticas


A Sociedade Portuguesa de Matemática, a convite das docentes de Matemática do sexto ano de escolaridade, esteve presente, no passado dia 26 de fevereiro, na Escola Básica 2, 3 Marquês de Pombal, para dinamizar as Tardes Matemáticas sobre o tema “O tapete de Sierpinsky!”.

Nesta atividade os alunos exploraram a geometria dos fractais, manusearam materiais e instrumentos de medida, pondo em prática os seus conhecimentos sobre o cálculo das frações, potências e áreas das regiões planas. A construção do tapete de Sierpinky conduziu os alunos à percepção de algumas propriedades dos fractais, nomeadamente a complexidade infinita e a auto-similaridade.

Foi a primeira vez que se realizou esta atividade na escola. No entanto, e tendo e conta o interesse demonstrado pela comunidade educativa que nela participou, esta será uma experiência a repetir num futuro próximo.

Apresentamos, de seguida, alguns dos testemunhos dos alunos participantes:

“O tapete foi uma experiência engraçada e educativa.” – Beatriz, 6º D

“Eu também gostei do tapete. Pensei que o “tapete” fosse fazer um tapete real de cartolina, mas afinal foi melhor que isso! Do quadrado de cartolina íamos tirando outros do centro… Ficou muito giro!” – Carolina. 6º D

“Ficou uma obra original e só utilizámos régua, borracha, lápis e tesoura.” – Tiago Santos, 6º D

“Eu também gostei do tapete. Foi bastante interessante e aprendi coisas fenomenais.” – Viliana Gaspar, 6º D

“Foi divertido e giro. Foi uma atividade diferente das que realizamos nas aulas. Fizemos sequências com a ajuda das potências para realizarmos o tapete perfeito. Percebemos que em toda a nossa vida existe matemática.” – Joana Mota, Juliana Ye e Sofia Ye.

Os professores envolvidos agradecem a colaboração de todos os que permitiram a realização desta ação.

Curiosidade: Wacław Sierpiński foi um matemático polaco, membro fundador da escola matemática polaca moderna, que contribuiu para o progresso da teoria dos conjuntos e topologia e favoreceu a consolidação dos fundamentos lógicos da matemática. Realizou importantes pesquisas sobre a teoria dos números Viveu entre 1882 e 1969.