Tertúlia “Biodiversidade do mar de Portugal”

No dia 12 de fevereiro, no âmbito da disciplina de ciências naturais e do projeto eTwinning “Go Fish”, os estudantes da turma C do 9.º ano de escolaridade participaram na tertúlia “Biodiversidade do mar de Portugal”, dinamizada pela Dra. Mónica Albuquerque, bióloga e assessora de biodiversidade marinha na Estrutura de Missão para Extensão da Plataforma Continental (EMEPC).

Fomos mergulhar! E nesta tertúlia os estudantes compreenderam como se procede à identificação e caracterização da biodiversidade marinha. Com o auxílio do ROV Luso (o robot que mergulha até aos 6000m de profundidade e que recolhe amostras e dados no fundo do mar português) equipas de mergulhadores científicos cartografam, amostram, fotografam e filmam a biodiversidade marinha de sítios de interesse. Seguidamente, as amostras biológicas recolhidas são imediatamente triadas, identificadas até ao nível específico (quando possível) e catalogadas a bordo. A informação recolhida é cuidadosamente validada, a posteriori, e introduzida no sistema de informação georreferenciada da biodiversidade marinha nacional M@rBis, que reúne todos os registos de espécies marinhas.

Na avaliação da atividade, os estudantes consideraram ter sido uma mais-valia para ampliar a sua literacia científica, nomeadamente no que se refere à literacia dos oceanos.

Estefânia Pires (Professora de Biologia e Geologia/ ”Clube Ciência Viva”)