Vamos salvar as Abelhas


Perante o cenário de flagelo vivido nos dias 15 e 16 de outubro de 2017, a Cáritas Diocesana de Coimbra decidiu criar o projeto “DE MÃOS DADAS” – plataforma de apoio aos incêndios 2017 – visando identificar as necessidades de pessoas e empresas afetadas por esta calamidade; identificar voluntários disponíveis para assegurar os pedidos de ajuda recebidos e agilizar o processo de voluntariado em articulação com as entidades oficiais.

A Direção do Agrupamento de Escolas de Pombal divulgou essa informação, levando-nos a refletir sobre o contributo que poderíamos dar. A flora (agora a falta dela) começou por ser a nossa principal preocupação. Tínhamos, no entanto, consciência da necessidade de possuir conhecimentos específicos nesta área e dos riscos de segurança ao envolvermos alunos do ensino secundário em certas atividades. Contudo, mostrámos a nossa disponibilidade e, após um contacto telefónico para a Cáritas, surgiu-nos a ideia fulcral deste projeto: as abelhas da Serra da Lousã que também sofreram devido às colmeias que foram queimadas e à escassez de flores que este ano não irão desabrochar com a mesma pujança.

Certas de que poderíamos ajudar quem viu as suas colmeias desaparecer e as flores e as árvores serem queimadas, lançámos o repto aos alunos do 12.º C, os quais aderiam com entusiasmo ao projeto. Foram, então, criados, no âmbito da disciplina de Oficina de Artes, uma série de postais, dos quais escolhemos uma coleção de 24. Postais esses que celebram um ser tão especial – a Abelha. Postais que nos lembram a tragédia de outubro, postais que nos fazem sorrir, postais que nos fazem pensar… Alunos de várias turmas do Agrupamento (1ºTC, 10ºH2, 11ºB, 11º D, 11ºF e 12º C) ofereceram-se para os divulgar, angariando, através de donativos, algum dinheiro para ajudar os apicultores daquela zona.

Foi com entusiasmo que deitámos mãos à obra, na esperança de que este trabalho de voluntariado contribua para ver alguém sorrir, na esperança de contribuirmos para que a serra, a flora e principalmente as nossas amigas ABELHAS voltem a repovoar a Serra da Lousã!

As professoras responsáveis: Ana Seco e Conceição Saraiva