Visita de Estudo à Base Aérea n.º 5 em Monte Real


No dia 7 de fevereiro, as turmas G e H do 7º ano, da Escola Básica Marquês de Pombal, foram visitar a Base Aérea n.º5 em Monte Real, a convite do Major Paulo Sacramento.

Os alunos puderam perceber o papel importantíssimo dos Bombeiros, na Base; visitaram as oficinas onde é feita a revisão aos F16; entraram no cockpit de um F16 e visitaram o armazém do armamento.

Todos os militares da Base se mostraram extremamente disponíveis e afáveis e os alunos aprenderam imenso sobre esta força de defesa aérea do nosso território nacional. Aprenderam, também, a ler as horas no Relógio do Sol, em frente à torre de controlo.

Foi um dia de muito convívio, mas sempre com as regras muito estritas de uma base militar. Assim, estes recrutas tiveram de aprender a formatura e o grito de guerra: «Um, dois, três, quatro, não me importo de sofrer!; quatro, três, dois, um, militar eu quero ser!».

No fim da visita, decidimos adotar esse mesmo grito, adaptando-o à nossa realidade. Deste modo, propusemos aos alunos um novo grito de guerra para a Escola Básica Marquês de Pombal… «Um, dois, três, quatro, não me importo de sofrer!; quatro, três, dois, um, bom aluno eu quero ser!».

Ao Major Paulo Sacramento, o nosso sincero agradecimento, pela atenção e dedicação durante todo o dia.

Berta Cruz