Yoga e Taças Tibetanas no AEP

Durante o presente mês de maio, os alunos de todas as turmas do 2.º CEB do AEP (311 alunos) passaram pela Biblioteca Escolar Marquês de Pombal, onde foram dinamizadas 8 sessões de Yoga e 7 de Taças Tibetanas. Esta iniciativa foi promovida pela equipa do Projeto de Educação para a Saúde (PES), inserindo-se nos objetivos e atividades programadas, visando práticas de saúde e bem-estar.

Guiados através de técnicas de respiração, relaxamento e concentração, os alunos aprenderam como podem diminuir o “stress” diário, bem como dispersar a ansiedade, adquirindo uma postura mais calma, tranquila e confortável, no modo de enfrentar os problemas e preocupações pessoais, na maneira de interagir com o próximo e no sentido de estimular a concentração e atenção em ambiente escolar.

As sessões foram orientadas pelas professoras Fátima França (Yoga) e Branca Simões (Taças Tibetanas), com a colaboração dos professores Fátima Couto e João Silvano.

Sob o lema “Mens sana in corpore sano” (Uma mente Sã, num corpo são), as sessões revelaram-se profícuas e foram muito bem acolhidas pelos participantes que mostraram interesse em repetir a experiência, conforme revelam alguns testemunhos recolhidos: “Foi muito relaxante”; “Achei Maravilhoso e bonito”; “Foi uma experiência inesquecível e adorei”; “Foi uma experiência gira e deu para relaxar”; “ Tira a preocupação e senti-me nas nuvens” (alunos do 6.º B); “A aula de Yoga foi relaxante e divertida. Ajudou-me a dormir melhor e a estar mais calmo. Recomendo a toda a gente” (Wilson Gomes, 5.º C).

Fica também um agradecimento especial aos professores João Alves e Luís Ângelo pela disponibilidade em acompanhar as suas turmas nas sessões agendadas.

Os docentes dinamizadores