programa Erasmus+


Partiram no passado dia 13 de abril, para Barcelona, oito alunos do 3º ano dos Cursos Profissionais do Agrupamento de Escolas de Pombal: Técnico de Informática-Sistemas; Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores; Técnico de Análise Laboratorial e Técnico de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade; Técnico de Informática – Instalação e Gestão de Redes e Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, com o objetivo de realizarem  a sua Formação em Contexto de Trabalho, nesta cidade, ao abrigo do programa Erasmus+.

Viver uma experiência deste género é algo que permanece para toda a vida. O simples facto de viverem noutro país que não o seu, proporciona uma enorme aprendizagem e crescimento pessoal a quem participa nesta experiência. Mas há várias outras razões que são igualmente importantes e que têm, certamente, um verdadeiro impacto no futuro destes jovens, uma vez que promove o autoconhecimento, os participantes aprendem a serem autónomos, fomenta a aprendizagem de outras línguas, aumenta a rede de contactos, enriquece o Curriculum Vitae, ajuda a aprender a relativizar os problemas e, ao conhecer um país e uma cultura diferentes, promove a tolerância. O facto de terem contacto com outras formas de encarar o mundo laboral é outra razão para que seja uma experiência única.

Além destes jovens, o nosso projeto deste ano letivo também contemplou duas docentes em regime de jobshadowing, cujos benefícios, no contexto do Erasmus+, são de destacar, desde logo porque permitirá a construção de pontes entre diferentes culturas educacionais e as participantes terão a oportunidade de observar metodologias que facilitam a aprendizagem em contextos distintos.

Sublinha-se, ainda, que esta mobilidade fomenta a cooperação em rede, permitindo, a estas docentes, partilhar recursos e experiências, com os seus pares, depois de retornarem à nossa instituição.

Jorge Rodrigues – Coordenador do Projeto

Visita de Estudo à Preceram


No dia 28 de março, os alunos do 2ºano do Curso Técnico de Análises Laboratoriais, acompanhados pela professora Susana Bugalho tiveram a oportunidade de realizar uma visita de estudo à Preceram, uma das principais empresas de cerâmica em Pombal. A visita teve como objetivo proporcionar aos alunos uma visão prática sobre os processos industriais e a importância das análises químicas na produção de cerâmica.
Os alunos foram recebidos por uma responsável da empresa que iniciou a visita com uma apresentação sobre a história da Preceram, as suas instalações e os diferentes tipos de produtos que fabricam.
Após a introdução teórica, os alunos visitaram as instalações da fábrica, onde observaram as máquinas em funcionamento e as diferentes etapas da produção, assim como o laboratório onde se faz ensaios químicos e físicos.
O balanço final da visita foi bastante positivo, pois proporcionou aos alunos uma aprendizagem prática e enriquecedora para o seu futuro académico e profissional.

A professora responsável por esta visita destacou a relevância de experiências como esta para complementar a aprendizagem em sala de aula, permitindo que os alunos relacionem a teoria à prática de maneira significativa.

                                                                       A Professora: Susana Bugalho

Cientista por um Dia


Nos dias 10 e 20 de março,  os onze Jardins de Infância do Agrupamento receberam, em cada dia, a atividade “Cientista por um dia”, dinamizada pelo Clube Ciência Viva Marquês de Pombal.

A 10 de março, os jovens cientistas foram os alunos do 3.º ano do curso Técnico de Análise Laboratorial (TAL), seguindo-se, a 20 de março, os estudantes do 2.º ano do mesmo curso.

Os alunos do TAL prepararam duas experiências fascinantes. Na demonstração do “Semáforo Químico”, estabeleceram uma analogia clara com os semáforos rodoviários, mostrando como reações químicas podem gerar mudanças de cor sequenciais. Já na atividade de “Esferificação da Groselha”, as crianças do pré-escolar participaram ativamente no processo de criação de pequenas esferas, culminando na degustação das suas próprias produções.

O envolvimento de todos foi notável, com grande entusiasmo e curiosidade por parte das crianças e dos jovens cientistas. A atividade revelou-se uma experiência de aprendizagem valiosa e divertida para todos os intervenientes. Os alunos do 2.º e 3.º TAL contaram com o apoio dedicado dos docentes Adelaide de Sousa, António Amorim, Sandra Mendes e da equipa do Clube Ciência Viva Marquês de Pombal.

As professoras Glória Pereira e Palmira Rocha

Alunos dos Cursos Profissionais do Agrupamento de Escolas de Pombal visitam Tomar


No dia 21 de março, os noventa e oito alunos do 2.º ano do ensino profissional do Agrupamento de Escolas de Pombal realizaram uma visita de estudo ao Convento de Cristo, ao Instituto Politécnico de Tomar e à secção de Hóquei em Patins do Sporting Clube de Tomar, locais de grande relevância histórica e edu

A visita ao Politécnico de Tomar decorreu em dois turnos (manhã e tarde). Os estudantes participaram numa sessão informativa no auditório, esclarecendo dúvidas sobre candidaturas ao ensino superior e explorando as diferentes formações disponíveis. Durante o percurso pelos laboratórios de Química, no turno da manhã, dois alunos do Politécnico apresentaram alguns dos trabalhos práticos desenvolvidos, incluindo a produção de papel e sabonetes. Os estudantes tiveram a oportunidade de observar de perto os equipamentos e materiais utilizados, como balanças, medidores de pH e reagentes, proporcionando uma visão mais concreta das atividades laboratoriais. Para os alunos do turno da tarde, foi possível visitarem os laboratórios de Informática (com experiências na área da Inteligência Artificial e com acesso a projetos digitais inovadores, designadamente para auxílio a pessoas com mobilidade reduzida e com problemas de comunicação) e de Marketing. Simultaneamente, os alunos do curso Técnico de Desporto, visitavam o Sporting Clube de Tomar, especificamente a secção de Hóquei em Patins, com o objetivo de aprenderem, in loco, mais sobre a implementação desta modalidade desportiva no referido clube.

Tal como a visita ao Politécnico, a visita ao Convento de Cristo também obedeceu a dois turnos. Os alunos tiveram a oportunidade de usufruir de uma visita guiada ao Convento, um dos monumentos mais emblemáticos de Portugal, classificado como Património Mundial da UNESCO. A visita guiada permitiu explorar a riqueza arquitetónica do convento, destacando-se a Charola, a capela templária de inspiração medieval, e a famosa Janela Manuelina, projetada por Diogo de Arruda no início do século XVI. A guia explicou detalhadamente os elementos simbólicos da janela, como as cordas e nós, representando a navegação e os Descobrimentos, as esferas armilares associadas ao rei D. Manuel I, as cruzes da Ordem de Cristo e os detalhes inspirados no mar e na expansão portuguesa, permitindo, assim, consolidar conhecimentos relacionados com os conteúdos das disciplinas de Português e de Área de Integração.

Os alunos também exploraram os claustros do convento, como o Claustro de D. João III, de estilo renascentista, e o Claustro da Lavagem, onde os monges realizavam rituais de purificação. Outros espaços visitados incluíram o refeitório, onde um monge lia textos religiosos enquanto os restantes comiam em silêncio, e a cozinha, que permitiu uma imersão na vida quotidiana monástica da época.

A experiência foi considerada enriquecedora pelos alunos, proporcionando um contacto direto com o património histórico e cultural de Portugal, bem como uma reflexão sobre o futuro académico e profissional. A visita reforçou a importância da educação aliada à preservação do património, tornando-se uma verdadeira viagem no tempo e uma oportunidade única de aprendizagem.

 

Os alunos do 2.ºTEAC e do 2.ºTAL

As Professoras: Fátima Rodrigues e Graciosa Gonçalves

Visita de estudo à Lactogal


No dia 12 de março, os alunos dos 2º e 3º anos do Curso Profissional de Análises Laboratoriais da Escola Secundária de Pombal realizaram uma visita de estudo à Lactogal, uma das principais fábricas de laticínios em Portugal, localizada na Tocha. A visita teve como objetivo proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda sobre o processo de produção de laticínios e a importância da indústria alimentar na economia local.

O grupo foi recebido por responsáveis da fábrica, que explicaram detalhadamente as etapas da produção, desde a receção do leite até a embalagem dos produtos finais. Os estudantes tiveram a oportunidade de ver de perto as instalações modernas da Lactogal, incluindo o laboratório de análises químicas e aprender sobre as práticas de sustentabilidade adotadas pela empresa, que visam minimizar o impacto ambiental.

Antes da nossa partida, os responsáveis da visita e em nome da Lactogal, oferecerem-nos um lanche, no qual os alunos expressaram entusiasmo ao experimentar os sabores autênticos dos produtos da fábrica, destacando a importância de conhecer a origem dos alimentos que consomem. Também nos ofertaram com um saco repleto de produtos produzidos na fábrica.

Após esta visita, dirigimo-nos ao Fórum de Coimbra, para desfrutar de um almoço, onde podemos sociabilizar um pouco.

À tarde, o grupo seguiu para Penacova, onde houve oportunidade de ver todo o processo de produção e embalamento dos garrafões e das diferentes garrafas da água mineral natural das Caldas de Penacova.

Estas visitas foram consideradas um sucesso, proporcionando uma aprendizagem prática e enriquecedora para o conhecimento dos alunos sobre a indústria de laticínios, onde se desmistificou um pouco a importância do leite e sobre os diferentes tipos de águas que encontramos ao nosso dispor em qualquer superfície comercial.

Os professores responsáveis por esta visita, António Amorim, Glória Pereira, Helena Lento e Susana Bugalho, destacaram a relevância de experiências como esta para complementar a aprendizagem em sala de aula e incentivar o interesse dos alunos por temas relacionados à produção alimentar e sustentabilidade.

                                                           Alunos do 2º e 3º TAL

O que é um computador quântico?


No dia 10 de fevereiro de 2025, a turma 1.ºTPI participou numa atividade sobre computação quântica, intitulada “O que é um computador quântico?”. A sessão foi dinamizada pela investigadora Helena Alberto, no âmbito do projeto SIGLO – Ciência para os Desafios Globais – responsável pela Noite Europeia dos Investigadores (NEI) e pela iniciativa Researchers@Schools.

A atividade, realizada no contexto do tópico “Dados Bivariados” do Módulo P2 – Estatística – da disciplina de Matemática, teve como objetivo explorar conceitos essenciais da computação quântica e como esta se relaciona com a matemática. Ao longo da sessão, a investigadora abordou questões como:

– O que é a informação quântica e porque se usa?

– Diferenças entre a informação em computadores quânticos e clássicos.

– O que é um qubit?

– Correlação quando há estados entrelaçados, e como tal aumenta a eficiência de algoritmos, especialmente quando existe uma correlação muito forte entre estados entrelaçados.

Os alunos puderam perceber como a computação quântica utiliza conceitos matemáticos complexos para realizar operações que seriam impossíveis ou muito lentas em computadores clássicos. A explicação sobre a correlação nos estados entrelaçados e a forma como essa correlação fortalece a eficiência de algoritmos quânticos despertou o interesse dos estudantes pela ciência e tecnologia quântica.

Os alunos aprenderam, ainda, a diferença entre um computador clássico e um computador quântico. Viram que poderão usar um computador portátil com acesso à internet para criar um pequeno circuito quântico e submetê-lo a um computador quântico da IBM acessível on-line em https://quantum.ibm.com/ .

A atividade foi uma excelente oportunidade para os alunos aprofundarem os seus conhecimentos sobre o impacto da matemática nas tecnologias do futuro. Esta atividade, realizado no âmbito de projetos científicos de grande relevância, não só contribuiu para o enriquecimento do currículo dos alunos, mas também os incentivou a explorar novas áreas do conhecimento científico, em linha com as tendências globais de inovação e com as competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Ana Francisco -Professora de Matemática