Participação do 1.º TPI e do 2.ºTCM no EUCodeWeek
Nos dias 17 e 21 de outubro de 2024, os alunos do 1.º TPI e do 2.º TCM, respectivamente, no âmbito da disciplina de matemática participaram no EUCodeWeek. Os alunos exploraram o universo da matemática de forma inovadora e criativa.
A turma do 1.º TPI destacou-se com uma atividade em Excel, onde realizaram cálculos de percentagens, no âmbito do tema “Matemática nos salários” do módulo P1 – Modelos Matemáticos para a Cidadania, e culminou na geração de uma palavra, evidenciando o potencial da matemática na vida quotidiana. Esta atividade está inserida no projeto eTwinning “Funny Math”, que visa aproximar os alunos da matemática de forma lúdica e divertida.
Por sua vez, os alunos do 2.º TCM criaram imagens utilizando inteligência artificial, recriando jogos que já tinham estudado no módulo B5 “Jogos e Matemática”. Esta atividade não só consolidou os conhecimentos já adquiridos durante o módulo, como também possibilitou aos alunos explorar a relação entre a matemática e a tecnologia. A atividade do 2.º TCM faz parte do projeto “Mathematics is all around us”, que incentiva a percepção da matemática presente no quotidiano dos alunos.
Ambas as turmas demonstraram empenho na realização da atividade, mostrando que a matemática vai muito além dos números e que pode ser uma ferramenta poderosa para a cidadania e para a compreensão do mundo que nos rodeia.
A atividade CodeWeek é uma atividade da Semana Europeia da Programação (link: https://codeweek.eu/ ), que é uma iniciativa que visa levar a programação e a literacia digital a todos de uma forma divertida e atrativa.
Prof. Ana Francisco – Professora de Matemática
Selos Nacionais de Qualidade eTwinning
Os projetos eTwinning Key of the World:MATH; S.T.A.R.T (Sciences, Technology, Arts, Research, Teamwork); DCTMath – Development of Computational Thinking in Mathematics e Math Masters, desenvolvidos no ano letivo 2023/2024 no ensino profissional na disciplina de matemática lecionada pela professora Ana Francisco, foram reconhecidos, no dia 7 de outubro de 2024, com o Selo Nacional de Qualidade eTwinning.
O projeto “Key of the World:MATH” foi desenvolvido na turma 3.ºTEAC/TAL, no âmbito da disciplina de matemática e do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) de matemática – professora Helena Jesus, frequentado por um aluno da turma 3.º TEAC. Neste projeto, participaram oito países (Turquia, Portugal, Itália, Sérvia, Bulgária, Roménia, Moldávia e Bósnia e Herzegovina). O principal objetivo do projeto foi “abrir as portas da matemática para os alunos” e desenvolver sentimentos positivos em relação à matemática, desenvolvendo nos alunos competências académicas e sociais, elencadas no Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória. Foram realizadas atividades de pesquisa e de resolução de problemas, integrando os conteúdos dos módulos em estudo, a tecnologia e o desenvolvimento de competências para o século XXI. Este projeto permitiu aos alunos aprenderem várias ferramentas web 2.0. ligadas à comunicação matemática e à apresentação dos trabalhos realizados.
O projeto “2. S.T.A.R.T (Sciences, Technology, Arts, Research, Teamwork)” foi desenvolvido no 3.ºTEAC/TAL, no âmbito da disciplina de matemática. Neste projeto, participaram oito países (Turquia, Portugal, Croácia, Espanha, Polónia, Moldávia, Roménia e Macedónia do Norte). O principal objetivo do projeto foi ligar os alunos à vida real através do estudo interdisciplinar e transdisciplinar da ciência, da tecnologia e das artes. Neste projeto a Matemática foi a ferramenta básica e a ligação com as outras ciências, o que ajudou os alunos a questionar, a pensar criticamente, a analisar, a encontrar soluções e a aplicá-las com sucesso. Foram realizados trabalhos enquadrados nos conteúdos curriculares dos módulos A8 – Modelos Discretos, A9 – Funções de Crescimento e A10 – Otimização. Foram realizadas atividades de resolução de problemas, de forma a preparar os alunos para enfrentarem desafios de desenvolvimento profissional e para desenvolverem o espírito de iniciativa, integrando a tecnologia e o desenvolvimento de competências para o século XXI. Este projeto permitiu aos alunos aprenderem várias ferramentas web 2.0. ligadas à comunicação matemática e à apresentação dos trabalhos realizados; criarem trabalhos comuns, através da colaboração e da cooperação com alunos de outros países; e contribuiu para o desenvolvimento de competências académicas e sociais, elencadas no Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória.
O projeto “DCTMath – Development of Computational Thinking in Mathematics” foi desenvolvido no 2.ºTCM,no âmbito da disciplina de Matemática, com a colaboração das disciplinas de Inglês, Comunicação Publicitária e Criatividade e Comunicação Gráfica e Audiovisual . Neste projeto, participaram sete países (Turquia, Portugal, Espanha, Sérvia, Croácia, França e Geórgia). O principal objetivo do projeto foi promover o desenvolvimento do pensamento computacional nos alunos. Os alunos realizaram várias atividades no âmbito do módulo B5 – Jogos e Matemática, sendo de destacar a participação dos alunos no Desafio Bebras, a criação de jogos e a partilha dos mesmos entre as escolas envolvidas no projeto. Os nossos alunos, com os jogos criados, dinamizaram a sala de matemática nos dias 8 e 9 de maio, no âmbito da semana aberta. Este projeto contribuiu para o desenvolvimento de competências académicas e sociais, elencadas no Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória.
O projeto “Math Masters, desenvolvido no 2.ºTCM” no âmbito da disciplina de Matemática, com a colaboração da disciplina de Inglês. Neste projeto, participaram seis países (Turquia, Portugal, Espanha, Itália, Eslováquia e Moldávia). O principal objetivo do projeto foi analisar o impacto dos jogos matemáticos na aprendizagem da matemática e no desenvolvimento do pensamento abstrato/matemático. Os alunos realizaram várias atividades no âmbito do módulo B5 – Jogos e Matemática, sendo de destacar a Comemoração do Dia Internacional da Matemática (14/03/2024) no Átrio da Escola Secundária. Nesse dia os alunos promoveram uma atividade interativa, convidando a comunidade educativa a participar em diversos jogos matemáticos (hex, nim, pontos e quadrados, ouri, peões, charada de Sam Loyd, cães e gatos e solitário). Este projeto permitiu aos alunos aprenderem várias ferramentas web 2.0. ligadas à comunicação matemática e à apresentação dos trabalhos realizados e contribuiu para o desenvolvimento de competências académicas e sociais, elencadas no Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória.
O Selo Nacional de Qualidade (SNQ) (Selo Nacional de Qualidade | eTwinning PT), atribuído pela Organização Nacional de Apoio eTwinning de Portugal, reconhece a qualidade do projeto de acordo com cinco critérios: colaboração entre escolas parceiras; utilização do digital em contexto educativo; abordagens pedagógicas; integração curricular; resultados e documentação.
Parabéns aos alunos pelo trabalho que desenvolveram.
Ana Francisco – Professora de Matemática
Divulgação do SkillsPortugal Norte
📣 O maior evento de formação profissional do ano está à porta, e tu não vais querer perdê-lo 🤩
A 46.ª edição do Campeonato Nacional das Profissões | SkillsPortugal Norte 2024 vai decorrer no Europarque, em Santa Maria da Feira, com entrada gratuita ao público, de 13 a 15 de novembro 📅📍
✨ São 400 concorrentes de todo o país, a representar 60 profissões, avaliados por uma equipa de cerca de 400 jurados.📝
Vem ver a formação profissional em ação e fica a conhecer os grandes talentos da próxima geração a entrar no mercado de trabalho 🚀🌍
Um dia podes ser tu um dos melhores 💪
#EnsinoeFormacaoProfissional #campeonatosdasprofissoes #skillsportugalnorte2024 #NosSomosWorldSkills #OperationsofStrategicImportance #OSI #EUFunds #SocialRights #PESSOAS2030 #iefp
O Preconceito no Ensino e Formação Profissional
Sabias que o Ensino e Formação Profissional é uma das formas mais eficazes de entrar diretamente no mercado de trabalho? 💼👷♂️ Com uma abordagem prática e focada nas necessidades reais das empresas, estás a aprender e a ganhar experiência ao mesmo tempo! 💪🎯
❌ Chega de preconceitos! ❌
O ensino e formação profissional não é um plano B. É um plano A e uma escolha inteligente para quem quer estar preparado para o futuro! 📚🔧
Seja em tecnologia, saúde, indústria, design, serviços…. as oportunidades são infinitas! 🌍✨
👉 Investe no teu futuro e revela o teu talento! 🚀
#EnsinoeFormacaoProfissional #campeonatosdasprofissoes #skillsportugalnorte2024 #NosSomosWorldSkills #OperationsofStrategicImportance #OSI #EUFunds #SocialRights #PESSOAS2030 #iefp
Divulgação da Mostra de Ensino e Formação Profissional
🚀🌟 Mostra de Educação e Formação Profissional + SkillsPortugal Norte 2024 🚀🌟
📅 Entre 13 e 15 de novembro, no EuroParque (Santa Maria da Feira), vais ter a oportunidade de ver de perto o que o Ensino Profissional tem para te oferecer!
Paralelamente ao 46º Campeonato Nacional das Profissões, a Mostra de Ensino e Formação Profissional, promovida pelo PESSOAS 2030, IGeFE, ANESPO e IEFP vai estar ON 🔥
Explora as escolas profissionais públicas e privadas das regiões Norte, Centro e Alentejo, e descobre como uma formação prática pode ser o trampolim para o teu sucesso! Seja tecnologia, design, saúde, indústria, serviços… há um futuro à tua espera! 🌎
Curioso(a) para saber mais? 🧐 Fica atento(a) à próxima publicação, para descobrires que escolas vão estar presentes e para planeares a tua visita! 💪
#EnsinoeFormacaoProfissional #campeonatosdasprofissoes #skillsportugalnorte2024 #NosSomosWorldSkills #OperationsofStrategicImportance #OSI #EUFunds #SocialRights #PESSOAS2030 #
Participação no 10th Iberian Meeting on Colloids and Interfaces
A aluna Lara Gonçalves do 3.º ano do curso de Técnico de Análise Laboratorial (3.º TAL) está a realizar a Formação em Contexto de Trabalho (FCT) no departamento de Química da Universidade de Coimbra, e resultado do excelente trabalho que está a desenvolver com os investigadores do Centro de Química, foi agraciada com o seu nome num poster científico que foi apresentado no “10th Iberian Meeting on Colloids and Interfaces”, em Coimbra, de 23 a 26 de junho, intitulado “Coupled diffusion of analgesic drugs and caffeine in polymeric solutions”.
Parabéns à Lara Gonçalves.
A professora Eduarda Azevedo