No dia 13 de dezembro, a turma do 3.ºTEAC do nosso Agrupamento teve a oportunidade de participar na oficina intitulada “Programar Letras Reativas”. Esta atividade, promovida pela disciplina de Matemática em articulação com a disciplina de Tecnologias Aplicadas, foi dinamizada pelo Doutor Tiago Martins, docente do Departamento de Engenharia Informática e investigador no Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra.
Durante a oficina, os alunos foram desafiados a criar letras e caracteres que mudavam de forma dinamicamente em resposta a ruídos sonoros captados através de um microfone. Para isso, utilizaram o programa “Processing” (disponível em processing.org) para implementar o desenho paramétrico das letras e o mapeamento de dados externos para as características visuais das mesmas, em tempo real.
Além de proporcionar uma experiência prática e divertida aos alunos, esta atividade permitiu-lhes também perceber o papel fundamental da Matemática no desenvolvimento de outras ciências e domínios da atividade humana e social. Ao lidarem com situações que envolviam a Matemática, os estudantes puderam compreender como esta disciplina está presente e é aplicada no seu dia a dia.
Uma das principais vantagens desta oficina foi a sua integração com a disciplina de Tecnologias Aplicadas, proporcionando uma atividade “On the Job” aos alunos. Com esta abordagem interdisciplinar, os estudantes puderam também valorizar o papel da Matemática no desenvolvimento das outras áreas, mostrando-lhes como as competências matemáticas são essenciais na resolução de problemas e no avanço tecnológico.
Para além do tema principal da oficina, os alunos tiveram ainda a oportunidade de conhecer o projeto da moeda criada por Inteligência Artificial (Museu Casa da Moeda). A moeda tem o nome de “Mundo Digital”, é uma moeda de coleção, em prata, e ficou disponível a 11 de dezembro. Neste projeto, foi apresentado aos alunos como a inteligência artificial está a influenciar a criação e desenvolvimento da moeda, uma área em que a Matemática desempenha também um papel crucial.
No final da atividade, os alunos saíram entusiasmados e com uma nova perspetiva sobre o impacto da Matemática nas diversas áreas da sua vida e do mundo à sua volta. Com a experiência adquirida, certamente ficarão mais conscientes da relevância desta disciplina e da importância de continuar a desenvolver as suas competências matemáticas.
Uma viagem pelas aprendizagens da oficina:
Ana Francisco – Professora de matemática