Palestra “O espelho da mente: Anorexia/Bulimia” pelo Dr. Diogo Barreiro


Com uma linguagem objetiva e acessível, o palestrante cativou os alunos das turmas A e D do 10º ano de escolaridade que tiveram, assim, oportunidade de abordar a temática dos distúrbios alimentares na vertente da anorexia e bulimia.

Atualmente, e de acordo com o conceito apresentado pela OMS (Organização mundial de Saúde) (1948), a saúde deve ser entendida como um “completo bem-estar físico, mental /psicológico e social e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades”, situação que é muito difícil de alcançar em toda a sua plenitude. Para assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental, a equipa da Educação para a Saúde da Escola Secundária de Pombal, em colaboração com o Centro de Saúde de Pombal, promoveu a realização de uma palestra subordinada ao tema “O espelho da mente: Anorexia/Bulimia”, tendo como orador o Dr. Diogo Barreiro, do Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra.

 Com uma linguagem objetiva e acessível, o palestrante cativou os alunos das turmas A e D do 10º ano de escolaridade que tiveram, assim, oportunidade de abordar a temática dos distúrbios alimentares na vertente da anorexia e bulimia, duas graves perturbações psicológicas que afetam os adolescentes e os jovens adultos e, em particular, as raparigas que, “orientadas” pelo poder dos media, procuram apresentar as “medidas certas”, entrando num processo que pode ser de autodestruição pela incapacidade de aceitação e de reconhecimento da sua própria imagem.

Segundo a opinião de alguns alunos, esta palestra foi muito esclarecedora, sensibilizando-os para a importância da alimentação equilibrada e chamando atenção para os sinais de alerta que podem “espreitar” em qualquer amigo/a. Dada a importância desta temática, foi referido, também, que este tema deve continuar a ser debatido na escola – com alunos, professores, pais e alargado a mais turmas da escola.

Como nota final, destacamos com orgulho que o Dr.º Diogo Barreiro, para muitos apenas o Diogo, foi aluno desta escola e é recordado por muitos como um excelente aluno e, mais importante, como um excelente menino.