PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DO 4.º ANO DA E.B. DE VILA CÃ NO 1.º TORNEIO ESCOLAR DE POMBAL EM PISTA COBERTA


No passado dia 15 de março, alguns alunos do 4.º ano da E.B. de Vila Cã, responderam afirmativamente ao desafio lançado pelo Professor de Educação Física – Pedro Joel Galego e estiveram presentes no 1.º Torneio Escolar de Pombal em Pista Coberta, que teve lugar na Expocentro. Este torneio foi organizado pela Associação Distrital de Atletismo de Leiria, com o apoio do Município de Pombal.

Esta foi uma experiência muito enriquecedora, para os alunos, e pretendeu a promoção/sensibilização de estilos de vida saudáveis e da prática de exercício físico, junto da comunidade escolar.

EB de Vicentes- Dia Mundial da Árvore e Visita ao Destacamento Territorial da GNR de Pombal


No dia 21 de março, Dia Mundial da Árvore, os alunos da Escola Básica de Vicentes realizaram uma visita ao posto da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Pombal. Esta visita teve como objetivo aprender sobre a importância da GNR na proteção da natureza, do ambiente e dos cidadãos.
Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os cavalos da cavalariça da GNR de Pombal. Aprenderam os nomes dos cavalos, o equipamento necessário, a alimentação e a higiene diária. Descobriram que os cavalos recebem ferraduras novas uma vez por mês, pois são utilizados diariamente em patrulhas.
Os alunos também assistiram a uma demonstração das capacidades do agente canino “Edo” e do seu tratador. Foram informados sobre as habilidades de Edo em procurar pessoas desaparecidas, detetar substâncias ilícitas e capturar criminosos.
Além disso, os alunos aprenderam sobre a função da GNR na investigação de incêndios, descobrindo que, na maioria dos casos, os fogos têm início por acidente. A visita incluiu ainda uma explicação sobre a flora predominante em Portugal.
Para finalizar a visita, os alunos plantaram uma árvore de medronheiro, celebrando o Dia Mundial da Árvore e contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Esta experiência educativa proporcionou aos alunos uma compreensão mais profunda do papel da GNR na proteção da natureza, do ambiente e dos cidadãos, além de promover a consciência ambiental.
Professora Isabel Catarino

Visita ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Pombal- Escola Básica Conde de Castelo Melhor


Nos dias 11 e 12 de março, os alunos das turmas C e D, da Escola Básica Conde de Castelo Melhor, fizeram uma visita ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Pombal.

Sendo os “serviços e instituições”, um dos conteúdos abordados na área de Estudo do Meio, pretendeu-se, com esta visita, que os alunos conhecessem esta instituição e os serviços por ela prestados, consolidando os conhecimentos que já tinham sido transmitidos nas aulas.

Esta visita começou com a transmissão de algumas informações sobre esta Corporação de Bombeiros, prestadas por alguns operacionais desta instituição, momento em que os alunos tiveram oportunidade de colocar questões.

Foi-lhes transmitido que esta instituição já existe há 112 anos e que já mudou de instalações três vezes, sendo a última, um quartel construído de raiz, bem localizado para facilitar a circulação dos veículos de emergência.

Esta corporação celebra o aniversário em maio, com um desfile de bombeiros e veículos pelas ruas da cidade de Pombal.

Os alunos tiveram ainda oportunidade de visitar as instalações do quartel, conhecer os veículos existentes, os vários equipamentos e as suas funções.

Finalmente, visitaram o museu, onde puderam ver vários equipamentos antigos, fotografias, medalhas, veículos antigos, entre outros.  O que mais despertou o interesse das crianças foi o primeiro carro de bombeiros desta corporação que era puxado por cavalos e uma ambulância, a “Graciete”, muito antiga e muito vistosa.

Foi uma visita muito interessante e apreciada por todos e que contribuiu para o enriquecimento da aprendizagem.

 

As professoras

Ofélia Aguiar

Sandra Santos

Zum zum zum… Cuscas no Barrocal!


No dia 19 de fevereiro, a Escola do Barrocal recebeu a visita especial do escritor e apicultor Paulo Santos. Entre histórias encantadoras e curiosidades sobre as abelhas, os alunos do Jardim de Infância e do 1.º Ciclo aprenderam e aprofundaram o conhecimento sobre a relevância destes insetos para a sobrevivência e equilíbrio da Natureza.

Além de apresentar os seus livros da coleção Cuscas, o autor destacou o papel essencial das abelhas na polinização e na produção de alimentos. A sessão envolveu toda a comunidade educativa, reforçando a necessidade de proteger estes pequenos seres – afinal, sem abelhas, o mundo seria bem menos doce!

Escola de Vicentes Celebra Carnaval com Grande Sucesso


Vicentes, 1 de março de 2025 – A Escola de Vicentes celebrou o Carnaval com um evento memorável, repleto de alegria e diversão para alunos, pais e professores. Realizado no dia 28 de fevereiro, o evento contou com uma série de atividades que encantaram todos os presentes.
As crianças chegaram à escola mascaradas e fantasiadas, prontas para um dia de brincadeiras. Pela manhã, o desfile pelas ruas de Vicentes foi um dos pontos altos, com muitos pais aplaudindo e participando na festa. De volta à escola, a animação continuou com uma discoteca infantil de Carnaval, onde os pequenos dançaram e se divertiram ao som de músicas animadas.
À tarde, a diversão não parou. Um carrinho de pipocas e um insuflável fizeram as delícias das crianças, que aproveitaram cada momento. A escola ofereceu um lanche delicioso e muitos pais juntaram-se aos filhos para partilhar este momento especial.
Para terminar em grande, houve até uma sessão fotográfica, onde as crianças puderam posar com as suas fantasias e levar para casa uma recordação emoldurada e muito divertida.
Este ano, a decisão de celebrar o Carnaval na aldeia e na própria escola foi tomada para garantir a inclusão de todas as crianças, especialmente aquelas com mobilidade reduzida. A coordenadora da escola destacou a importância de criar um ambiente acessível e acolhedor para todos. Agradeceu a todos pela participação e colaboração, evidenciando o espírito comunitário e a alegria que marcaram o dia. A celebração do Carnaval na Escola de Vicentes ficará certamente na memória de todos como um dia inesquecível.
Professora Isabel Catarino

Cuscas visita a EB1 / JI da Machada


 No passado dia 18 de fevereiro, o apicultor Paulo Santos visitou a EB1 / JI da Machada para falar sobre o projeto Cuscas. A sessão realizou-se na biblioteca da escola, onde “nasceram” 45 abelhas para receber o autor.
      Durante a sessão foram abordados vários assuntos relacionados com as abelhas. Para além de se ter abordado a anatomia destes insetos, também se falou da sua importância enquanto polinizadores. Mais do que uma transmissão de conhecimentos, foi também uma oportunidade para aprender a proteger este inseto tão pequeno mas tão eficiente… As abelhas poderão encontrar na escola da Machada pontos de água para beber (em copos de iogurte com pedrinhas) e um cantinho com flores ricas em néctar e pólen…
      O autor ofereceu dois livros do projeto Cuscas: “Cuscas Olá” e “Cuscas no Mosteiro da Batalha”, que poderão ser requisitados pelos alunos para relembrar o que aprenderam sobre as abelhas e ainda saber um pouco mais da História de Portugal…
As docentes da EB1 / JI da Machada

EB de Pombal-Uma Escola de Afetos


No passado dia 14 de fevereiro, os alunos da EB de Pombal saíram à rua para celebrar o Dia dos Afetos de uma forma muito especial.
Foi com um sorriso no rosto e muita alegria, que distribuíram mensagens de motivação e carinho à comunidade local, passando pelas lojas, cafés e outros espaços públicos.
Esta iniciativa teve como objetivo sensibilizar para a importância da amizade e dos pequenos gestos, mostrando que apenas algumas palavras podem fazer a diferença no dia de alguém.
Um dia de Afetos, cujos valores se pretendem replicados ao longo da vida!
A Coordenadora de Estabelecimento
Florbela Leitão

Um dia dos afetos diferente!


No dia 14 de fevereiro, os utentes/idosos do Centro Social e Paroquial e do Lar da Pelariga foram convidados a vir à EB de Pelariga desenvolver uma atividade intergeracional cheia de alegria, partilha e carinho, no âmbito da comemoração do dia dos afetos.

Crianças e utentes/idosos tiveram oportunidade de partilhar a elaboração de uma pequena recordação, de conviver, de aprender e de criar memórias inesquecíveis juntos.

Após a atividade, todos juntos desfrutaram de um delicioso lanche partilhado, oferecido pelos pais/encarregados de educação.

Foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora para todos, promovendo o convívio entre gerações e muitos sorrisos!

 

A docente

Sílvia Oliveira

Dezembro, na EB de Pelariga


O mês de dezembro, na EB de Pelariga, foi repleto de comemorações!

No âmbito do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, e depois de algumas atividades dinamizadas em sala de aula, uma Encarregada de Educação sugeriu a vinda do Paulo Azevedo à nossa escola para deixar o seu testemunho, encontro que se realizou no dia 17 de dezembro. Foi uma conversa descontraída, com partilha de situações vivenciadas enquanto criança e satisfação de algumas curiosidades acerca do seu dia-a-dia.

No dia 19 de dezembro, realizou-se a cerimónia de hastear a Bandeira Verde Eco-Escolas 2023-2024, símbolo do compromisso que a escola assumiu em prol da educação para o desenvolvimento sustentável, na presença de docentes, não docentes, crianças/alunos, de alguns encarregados de educação e familiares e da engenheira Ana Catarina Soares, representante do Município de Pombal.

Após apresentação do Eco-código, que é uma declaração de objetivos, traduzidos por ações concretas, que todos os membros da comunidade deverão seguir, constituindo assim o código de conduta ambiental da escola, a bandeira foi hasteada ao som da canção “É só preciso mudar, o planeta mudar”, letra da autoria dos professores de Música da Academia de Música Big’s School, com o instrumental da música “Só fé”.

Nesse mesmo dia, ocorreu o primeiro Conselho Eco-Escolas, deste ano letivo, formado por alunos, docentes, pela coordenadora das AEC, pela coordenadora da CAF, uma assistente operacional, por representantes dos pais/encarregados de educação e do município.

À tarde, reuniram-se alunos, professores, assistentes operacionais e familiares dos alunos para a festa de Natal, um evento animado que contou com uma representação teatral levada a cabo por alguns pais/encarregados de educação e apresentações musicais e de dança pelos alunos. Por fim, chegou a tão aguardada visita do Pai Natal, que distribuiu presentes às crianças.

Encerrou-se, assim, um mês repleto de celebrações e momentos especiais, a escola reforça o compromisso de cultivar valores, união e alegria em cada atividade realizada.

 

A docente

Sílvia Oliveira

Magusto na Escola: Tradição, Diversão e Espírito de Comunidade


No passado dia 12 de novembro a nossa escola realizou, com grande entusiasmo, o tradicional Magusto, uma festividade que remonta às antigas tradições portuguesas e que, ano após ano, se mantém viva entre nós. Vivenciámos a tradição com a companhia dos simpáticos amigos do Jardim de Infância da Assanha da Paz e reunimo-nos para partilhar momentos de alegria e convívio, em torno da castanha assada, elemento central desta celebração.

Como é hábito fizemos uma grande fogueira, com caruma enviada pelas famílias, junto ao Parque Verde. As castanhas foram espalhadas e, pouco tempo depois, estavam estaladiças e o ar quente e cheiroso. Colocámos as castanhas em caixinhas feitas a partir dos pacotes de leite escolar, porque estamos sempre a pensar na proteção do Ambiente. Depois, foi saborear o petisco que acompanhámos com sumo de frutos vermelhos e muita animação!

Esteve um verdadeiro dia de “Verão de São Martinho” o que proporcionou momentos de brincadeira.

Um agradecimento muito especial à Junta de Freguesia de Almagreira que teve, representada pelo seu Presidente, a amabilidade de oferecer as saborosas castanhas.

Professora Lucília Jardim