No passado dia 17 de março, os alunos do 2º e 3º ano do Curso Técnico de Análise Laboratorial visitaram a fábrica Indumape – Industrialização de Fruta, S.A., situada no Parque Industrial Manuel da Mota, no âmbito das disciplinas Análise Laboratorial e Tecnologia Química, lecionadas pelos professores António Amorim, Eduarda Azevedo, Margarida Fernandes e Glória Pereira, que acompanharam os alunos na visita.
A fábrica produz atualmente os seguintes produtos: sumo concentrado de maçã, pera e baga de sabugueiro, aromas de maçã, pera e bagas de sabugueiro, sumos naturais de maçã e pera e purés de maçã e pera. No decorrer da visita, foram explicados os processos de transformação da fruta até à obtenção dos produtos finais, as linhas de produção, o armazenamento dos produtos e as análises efetuadas para controlo de qualidade.
As professoras responsáveis pela visita, Eduarda Azevedo e Glória Pereira, os professores acompanhantes e os alunos consideram que esta atividade foi importante, porque permitiu aos discentes tomar conhecimento da aplicação industrial de alguns conteúdos lecionados nas disciplinas atrás mencionadas.
Glória Pereira, Grupo 510
Visita das turmas 2TAL e 23TAL à fábrica Indumape
No passado dia 17 de março, os alunos do 2º e 3º ano do Curso Técnico de Análise Laboratorial visitaram a fábrica Indumape – Industrialização de Fruta, S.A., situada no Parque Industrial Manuel da Mota, no âmbito das disciplinas Análise Laboratorial e Tecnologia Química lecionadas pelos professores António Amorim, Eduarda Azevedo, Margarida Fernandes e Glória Pereira que acompanharam os alunos na visita.
A fábrica produz atualmente os seguintes produtos: sumo concentrado de maçã, pera e baga de sabugueiro, aromas de maçã, pera e bagas de sabugueiro, sumos naturais de maçã e pera e purés de maçã e pera. No decorrer da visita foram explicados os processos de transformação da fruta até à obtenção dos produtos finais, as linhas de produção, o armazenamento dos produtos e as análises efetuadas para controlo de qualidade.
As professoras responsáveis pela visita, Eduarda Azevedo e Glória Pereira, os professores acompanhantes e os alunos, consideram que esta atividade foi importante porque permitiu aos discentes tomar conhecimento da aplicação industrial de alguns conteúdos lecionados nas disciplinas atrás mencionadas.
Glória Pereira – Professora de Tecnologia Química (grupo 510)
Visita ao Castelo de Pombal
No âmbito da disciplina de História A, a turma I do 10º ano deslocou-se, no dia 6 de abril, ao castelo de Pombal para uma aula diferente. Com efeito, esta atividade procurou proporcionar aos alunos diferentes situações de aprendizagens, mas também sensibilizar para a preservação do património histórico, arqueológico e cultural português. Foi uma atividade bastante enriquecedora e que permitiu aos alunos abrir os horizontes, ganhar novas vivências e sistematizar conteúdos já apreendidos em sala de aula.
A Docente: Carla Alexandra Oliveira
Visita de Estudo – Porto
Na passada quinta-feira dia 17 de março de 2022, os alunos do 2.º e 3.º anos do curso TCM realizaram uma visita de estudo ao Porto. A Casa Museu Guerra Junqueiro, a Casa do Infante, e as ruas da cidade, com os múltiplos edifícios e espaços que fomos assinalando e caracterizando, foram as salas de aula deste grupo de alunos que observaram, ouviram, perguntaram, fotografaram, andaram, conversaram, riram e sobretudo sentiram. Porque a escola é isto! Aprender de diferentes formas!
Alexandra Goreti Ferreira
Visita de Estudo ao Porto
No dia 17 de março de 2022, os alunos do 2.º e 3.º anos do curso TCM realizaram uma visita de estudo ao Porto. A Casa Museu Guerra Junqueiro, a Casa do Infante e as ruas da cidade, com os múltiplos edifícios e espaços, que fomos assinalando, foram as salas de aula deste grupo de alunos que observaram, ouviram, perguntaram, fotografaram, andaram, conversaram, riram e, sobretudo, sentiram. Porque a escola é isto! Aprender de diferentes formas!
Alexandra Goreti Ferreira
Visita de Estudo a Buarcos – “Um oceano, tantas ameaças!”
No dia 7 de março de 2022, as turmas 2TAL, 2TDesp, 1TAL, 1TEAC, 10ºC e 8ºC realizaram uma visita de estudo a Buarcos, Figueira da Foz, no âmbito do projeto “Um oceano tantas ameaças”, que está a ser dinamizado pelas professoras Adelaide Ramos, Fátima Soares e Maria Manuel Moreira. Antes de realizar a visita, todos os alunos e professores envolvidos participaram numa sessão de sensibilização sobre “Lixo Marinho”, inserida no projeto Mares Circulares, promovida pela Liga para a Proteção da Natureza (LPN), com o objetivo de sensibilizar os alunos para o problema da poluição dos oceanos e apresentar estratégias para combater esta ameaça que está a destruir os nossos mares, começando por cada um de nós.
Da parte da manhã, as turmas foram dividas em três grupos: um grupo com os alunos das turmas do 2TAL,1TAL, 10ºC e 8ºC que foram conhecer e descobrir as zonas intertidais (fauna e flora) da costa de Buarcos. Esta atividade contou com a participação do professor Luís Costa que ajudou a identificar alguns invertebrados marinhos. Para orientar a observação e identificação das espécies da flora intertidal, tivemos a colaboração do Professor Doutor Leonel Pereira, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), que nos ajudou a identificar as diferentes espécies de algas e partilhou curiosidades científicas sobre as mesmas. Os alunos do 1TAL, orientados pelas professoras Eduarda Azevedo e Adelaide Sousa, recolheram amostras de água do mar para análises químicas. Os alunos das turmas do 2TDesp e 1TEAC, orientados pelos professores Manuela Beirão, Filipe Rolo e Marta Pipo, dinamizaram atividades desportivas na praia, nomeadamente futebol de praia, voleibol e caminhadas na areia.
Da parte da tarde, todas as turmas e também a professora Helena Lento, acompanhada de cinco alunas do 8.ºano, uniram-se a nós numa atividade de sensibilização e responsabilidade ambiental: recolher lixo marinho. Com a colaboração de todos recolhemos cerca de 50 Kg de lixo!
Para além do carácter pedagógico e científico desta atividade houve também tempo para momentos de convívio entre todos!
Ângela Silva (2TAL)
Professores responsáveis: Adelaide Ramos, Fátima Soares e Maria Manuel Moreira[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
Visita ao Estúdio F.2.8 – 1.º TCM
No âmbito da disciplina de “Comunicação Gráfica e Audiovisual”, os alunos do 10.º ano, do curso profissional de “Técnico/a de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade”, realizaram uma visita de estudo ao “Estúdio F.2.8 – Fotografia e Vídeo”, em Pombal.
Tendo como principal objetivo aprofundar o estudo sobre técnicas de iluminação e o uso das máquinas fotográficas, os alunos tiveram a oportunidade de se inteirar igualmente sobre os programas de tratamento e edição de imagem.
O docente, Fernando Silva
16 Fev.2022
1.º TCM visitou o Estúdio F.2.8
No âmbito da disciplina de “Comunicação Gráfica e Audiovisual”, no dia 16 de fevereiro, os alunos do 10.º ano, do curso profissional de “Técnico/a de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade”, realizaram uma visita de estudo ao “Estúdio F.2.8 – Fotografia e Vídeo” (Pombal).
Tendo como principal objetivo o aprofundar do estudo sobre técnicas de iluminação e o uso das máquinas fotográficas, os alunos tiveram a oportunidade de se inteirar igualmente sobre os programas de tratamento e edição de imagem.
Fernando Silva – Professor dinamizador
Visita de estudo: porque a “Ciência é Importante”
Porque “a Ciência é Importante”, no passado dia 14 de dezembro todos os alunos do curso de Técnico de Análise Laboratorial, 1.ºTAL, 2.ºTAL e 3.ºTAL, foram em Visita de Estudo a Coimbra, onde tiveram a oportunidade de visitar os Laboratórios de Macroalgas, no Departamento de Botânica, e os Laboratórios de Coloides, de Fotoquímica, de Termodinâmica, de Ressonância Magnética Nuclear e de Química Orgânica no Departamento de Química, da Universidade de Coimbra.
Os alunos revelaram grande entusiasmo e interesse ao longo desta experiência, que lhes proporcionou momentos de aprendizagem e desenvolvimento de competências, para uma visão mais instruída do que será, no seu futuro, o trabalho num Laboratório.
Imagens em http://Porque “a Ciência é Importante”
Os Professores dinamizadores, Eduarda Azevedo, Margarida Fernandes e António Amorim
A Ciência é Importante
Porque “a Ciência é Importante”, no passado dia 14 de dezembro todos os alunos do curso de Técnico de Análise Laboratorial, 1.ºTAL, 2.ºTAL e 3.ºTAL, foram em Visita de Estudo a Coimbra, onde tiveram a oportunidade de visitar os Laboratórios de Macroalgas, no Departamento de Botânica, e os Laboratórios de Coloides, de Fotoquímica, de Termodinâmica, de Ressonância Magnética Nuclear e de Química Orgânica no Departamento de Química, da Universidade de Coimbra.
Os alunos revelaram grande entusiasmo e interesse ao longo desta experiência, que lhes proporcionou momentos de aprendizagem e desenvolvimento de competências, para uma visão mais instruída do que será, no seu futuro, o trabalho num Laboratório.
Os Professores dinamizadores,
Eduarda Azevedo, Margarida Fernandes e António Amorim