No âmbito da disciplina de “Comunicação Gráfica e Audiovisual”, os alunos do 10.º ano, do curso profissional de “Técnico/a de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade”, realizaram uma visita de estudo ao estúdio fotográfico “Jorge Figueiral” (Pombal).
Tendo como principal objetivo aprofundar o estudo sobre técnicas de iluminação, a visita não deixou de ser um agradável momento de convívio entre os alunos.
O docente, Fernando Silva
Formandos de Português Língua de Acolhimento visitam a Casa Varela
No passado dia 18 de novembro, nós, formandos de Português Língua de Acolhimento do Centro Qualifica, fomos visitar a exposição na Casa Varela com a nossa formadora, Gina Ribeiro.
Apreciámos as fotografias do artista Carlos Calika que nos fez descobrir a cidade e mostrou a sua evolução através do tempo, com emoção e sensibilidade.
Assistimos também à projeção de um vídeo com imagens muito bonitas da cidade, no presente, justapostas a imagens do passado. De seguida, visitámos o edifício que data de 1930 com três pisos. A Casa Varela acolhe e apoia artistas nacionais e estrangeiros para desenvolverem os seus projetos, como explicou Agda Baeta.
Fomos muito bem recebidos e gostámos da visita que nos permitiu conhecer melhor a cidade que nos acolhe – Pombal.
Após a visita, regressámos à Escola Secundária e festejámos o aniversário da colega Uliana Melnychuck, cantando-lhe os parabéns em português.
Texto elaborado pelos formandos de Português Língua de Acolhimento, com a colaboração da formadora Gina Ribeiro.
Visita de Estudo a Alcobaça e Nazaré
No dia 28 de junho realizou-se uma Visita de estudo envolvendo cem alunos do 2º ano dos Cursos Profissionais do Agrupamento de Escolas de Pombal, a Alcobaça e à Nazaré, acompanhados por oito professores e por uma Assistente Operacional (em apoio a uma aluna com mobilidade reduzida).
Tratou-se de uma experiência centrada, essencialmente, nos conteúdos dos Módulos da disciplina de Português, porém teve, também, uma vertente de articulação entre as diversas disciplinas curriculares destes alunos, ou seja, promoveu-se a interdisciplinaridade (Português, Inglês, Área de Integração, Aplicações Informáticas e Educação Física). Por conseguinte, as professoras de Português responsáveis pela sua planificação e concretização (Graciosa Gonçalves, Margarida Rafael e Natália Joaninho) estabeleceram os seguintes objetivos: desenvolver o espírito de observação e o espírito crítico; estimular o gosto pelo património linguístico-cultural português; contextualizar textos literários portugueses do século XX em função de grandes marcos históricos e culturais; evocar os conhecimentos relativos à relação entre o mar e a literatura portuguesa: Módulo 3 (Os Lusíadas de Luís de Camões – episódio de Inês de Castro); Módulo 5 (Sermão de Santo António aos Peixes de Padre António Vieira); motivar para o estudo da obra Mensagem de Fernando Pessoa (Módulo 8); participar em atividades interpessoais e de grupo, respeitando regras e critérios de atuação e de convivência em diversos contextos; aplicar estratégias para a organização do trabalho de grupo (Tema 7: Trabalho em equipa – Capacitação e Qualificação Profissional).
Considera-se que os objetivos delineados foram atingidos, uma vez que os alunos vivenciaram momentos de aprendizagem bastante enriquecedores, em contexto informal, fora da sala de aula, nomeadamente com a experiência do percurso pedestre com Guias do Município de Alcobaça (Rota do Amor-percurso camoniano, em articulação temática com o Canto III d´“Os Lusíadas”/amores trágicos de Inês de Castro e com outros textos sobre a mesma temática, nomeadamente da autoria de Miguel Torga; Rota da Água – ligações entre o mar e a Literatura Portuguesa). Sublinham-se, ainda, os momentos de são convívio e de lazer, tão necessários nestes tempos que se vivem, pelo que o balanço é extremamente positivo.
Graciosa Gonçalves, Margarida Rafael, Natália Joaninho – Professoras
Visita de estudo à OPTILINK
No dia 21 de junho, a turma 1ºTIS (Técnico de Informática-Sistemas) foi conhecer a empresa OPTILINK, em Pombal, que trabalha em soluções para fibra ótica.
Dividida em dois grupos, o responsável pela empresa deu a conhecer as instalações, os departamentos da empresa e as fases de desenvolvimento dos produtos.
Percebemos que a empresa está empenhada na inovação e ambiciona envolver-se em novos projetos. Trabalha em parcerias e a produção é feita por encomenda e sempre às necessidades do cliente.
Foi uma experiência enriquecedora para a nossa formação profissional, pois observámos o processo de fabrico de perto. A organização era excelente. A empresa já conta com 14 anos de serviço mas quer expandir e recrutar jovens.
Agradecemos a simpatia com que a empresa nos acolheu.
Os alunos do 1º TIS
A arte e a tecnologia também “desconfinaram”
Na passada semana, a docente de Física e Química, Marta Sá, e o professor Bibliotecário, João Silvano, conversaram e apresentaram aos alunos do 1.º TEAC artistas locais (pintores, escultores e fotógrafos) guiando-os, depois, pela exposição “Desconfinar”, patente na Galeria do Teatro-Cine de Pombal e no jardim do Cardal. A atividade teve, ainda, o apoio da Dr. Susana Cantante, uma das responsáveis pela instalação dos trabalhos. Na exposição, para além de pintura e fotografia, encontram-se, ainda, instalações sobre o tema das tecnologias e o impacto destas no confinamento/desconfinamento daí, também, a pertinência desta iniciativa sobre a arte para os alunos do curso de “Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores.”
MS
À descoberta da Sicó – 1.º TAL
Os alunos do primeiro ano do curso de Técnico de Análise Laboratorial realizaram uma Visita de Estudo à serra de Sicó, no passado dia 19 de maio.
Fizeram todo um percurso pedestre que lhes proporcionou o encontro com o esplendor desta serra e a procura de várias espécies de plantas autóctones, para desenvolverem o trabalho de projeto da turma. Encontraram a flora que procuravam, colheram as plantas e trouxeram-nas para o laboratório, a fim de serem extraídas as suas essências e óleos medicinais. E ainda houve tempo para visitar as Buracas do Casmilo e aprender sobre a sua formação geológica.
Esta experiência trouxe momentos de aprendizagem e competências para uma visão mais instruída da ligação entre o trabalho de campo e o trabalho de Laboratório.
Convidamos a visualizar o percurso: http://online.fliphtml5.com/nudjr/qmme/?1622823324511
Eduarda Gil de Azevedo
Visita de estudo ao Património Histórico e Cultural da cidade de Pombal
No dia um de junho, um grupo de alunos que frequenta o Centro de Apoio à Aprendizagem na Escola Secundária realizou uma visita de estudo ao Património Histórico e Cultural da cidade levada a cabo com a parceria do Museu Municipal. Esta visita teve como objetivos: compreender a importância do museu; explorar as coleções e conteúdo do museu e desenvolver estratégias de comunicação através de atividades lúdico-pedagógicas.
À chegada ao museu, instalado na antiga Cadeia Velha de Pombal, edifício mandado construir pelo Marquês de Pombal, os alunos não poderiam ter tido melhor receção com a presença da aia do Marquês de Pombal, Joselina, e a sua esposa Condessa D. Leonor, que os acompanharam em toda a visita com explicações encenadas, fazendo-os sentir uns verdadeiros “marqueses”.
No museu, os alunos visualizaram uma breve história sobre a vida do estadista Sebastião José de Carvalho e Melo, mais conhecido por Marquês de Pombal, e tiveram a oportunidade de visualizar quadros, coches em miniatura, bustos, ilustrações do modo de vida, dos trajes e dos principais acontecimentos da época que permitiram visualizar e facilitar o entendimento da história.
No museu de Arte Popular Portuguesa, viram peças fascinantes de artesanato português, que representam tradições populares, retratadas por talentosos artistas.
Os objetivos que ditaram a realização desta visita foram plenamente alcançados, tendo os alunos manifestado o seu contentamento o que também contribuiu para promover a melhoria das suas aprendizagens.
Manuela Trindade
Tatiana Pereira
Visita de alunos do 7.º G e do 8.º A ao Museu Marquês de Pombal
Os alunos do 7.º G e do 8.º A visitaram o Museu Marquês de Pombal, acompanhados pela docente Florinda Pereira, nos dias 13 e 28 de outubro, no âmbito da disciplina de Português, nomeadamente do estudo do texto escrito – entrevista e texto memorialístico. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer melhor o Marquês de Pombal e os problemas da sua época, no contexto das comemorações dos 250 anos da sua Nomeação. Os discentes puderam, desta forma, fomentar o gosto pela escola, conhecer, respeitar e divulgar o seu património local e desenvolver o espírito de cidadania, entre outros aspetos.
Florinda Pereira
Visita de Estudo à praia do Osso da Baleia e ao Centro de Interpretação Ambiental de Leiria – 5.º E e 5.º H
Vimos dar conhecimento de uma atividade já realizada no passado dia 28 de fevereiro com as turmas do 5.º E e do 5.º H da Escola Marquês de Pombal.Tratou-se uma visita de estudo à Praia do Osso da Baleia e ao Centro de Interpretação Ambiental de Leiria. Embora não estivesse previsto, tivemos ainda a oportunidade de visitar o Museu de Leiria.Os alunos foram acompanhados pelas professoras de Ciências Naturais, Manuela Coelho e Anabela Santos, e pelos professores de Educação Física, Paulo Oliveira e Pedro Joel.
Esta atividade, realizada no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular (DAC’s) das duas turmas, teve como objetivo principal a tomada de consciência para a preservação do nosso Planeta e para a problemática do lixo marinho (causas e consequências). A visita foi antecedida por uma ação de sensibilização/esclarecimento levada a cabo pela Eng. Catarina Soares, da Câmara Municipal de Pombal, no anfiteatro da Escola Marquês de Pombal.
Na praia do Osso da Baleia, os alunos, além de terem recolhido ao longo do areal muitos e variados plásticos com diferentes origens, tomaram consciência da enorme quantidade de lixo marinho que existe no mar e que prejudica a vida animal. No âmbito da Educação Física, e orientados pelos respetivos professores, os alunos aproveitaram ainda para se divertir fazendo jogos, danças e outras atividades.
Os alunos mostraram-se empenhados e bastante motivados na realização desta atividade, ficando sensibilizados para este problema que é urgente resolver, pois todos os anos chegam ao oceano milhões de toneladas de lixo, o que transforma o lixo marinho num problema global em crescimento que ameaça não só o meio marinho como também o próprio Homem. No âmbito da Educação Física e orientados pelos respetivos professores, os alunos aproveitaram ainda para se divertir fazendo jogos, danças e outras atividades.
Depois de almoçarem, em jeito de piquenique no parque de merendas da praia, a viagem prosseguiu até Leiria ao Centro de Interpretação Ambiental (CIA), onde a Dr.ª Telma Fontes, técnica responsável por este Centro, voltou a falar do grande problema que é o lixo marinho e dos plásticos existentes nas praias, alertando, no entanto, para a possibilidade do seu aproveitamento para a execução de objetos utilitários ou decorativos.
Foi um dia muito produtivo e bem passado e divertido.
As Diretoras de Turma do 5ºE e do 5ºH, Manuela Coelho e Anabela Santos.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
Visita de estudo ao Museu Marítimo de Ílhavo e ao Navio Museu Sto. André
No dia 13 de fevereiro, as turmas do oitavo de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Pombal visitaram o Museu Marítimo de Ílhavo e o Navio Museu Stº André, atividade organizada pelo grupo disciplinar de Geografia, nomeadamente pelos docentes Agostinho Vasco, Carla Marques, Cilena Santos e Paula Costa. Esta visita de estudo teve como principais objetivos: identificar as principais atividades económicas da comunidade local, recorrendo ao trabalho de campo; caracterizar os principais processos de produção e equacionar a sua sustentabilidade (pesca); identificar padrões na distribuição da pesca, enunciando fatores responsáveis pela sua distribuição e promover as relações interpessoais, tendo sido dinamizada no âmbito dos Domínios Autonomia Curricular “Gastronomia Típica”.
Salienta-se que esta atividade, além de privilegiar o ensino/aprendizagem de uma forma diferente e descontraída, foi pauta por momentos de boa disposição e de convívio entre todos os intervenientes.
Bem hajam!
Os docentes de Geografia: Agostinho Vasco, Carla Marques, Cilena Santos e Paula Costa
