Alunos do 9.º Ano em Visita de Estudo a Lisboa


Nos dias 18 e 19 de abril, as turmas de 9º ano realizaram uma visita de estudo interdisciplinar, a Lisboa, durante a qual tiveram a oportunidade da relembrar conteúdos lecionados em anos anteriores. A visita ao Museu do Aljube – Resistência e Liberdade, integrada nas comemorações do 49º aniversário da Revolução Democrática, serviu como espinha dorsal desta atividade que contou ainda com um peddy-paper na Baixa Pombalina.

No Museu do Aljube, os alunos consolidaram conhecimentos sobre a limitação das liberdades individuais no período da Ditadura, a importância do exercício destas mesmas liberdades e interiorizaram que o processo democrático nunca é um dado absolutamente adquirido. A democracia vive de construções permanentes e de aperfeiçoamentos e as ameaças ao processo democrático constituem, por si só, ameaças ao exercício de liberdades individuais.

Na Baixa Pombalina, os alunos recordaram a figura incontornável do Marquês de Pombal, que marcou o destino da cidade de Lisboa, do país e obviamente da nossa cidade.

Um agradecimento a todos os que tornaram os momentos da visita em momentos singulares de aprendizagem!

Lurdes Correia Pato

Carla Agostinho

Visita de Estudo à Fábrica da Secil, na Maceira, e ao Museu do Vidro, na Marinha Grande


No dia quatro de abril, as turmas A, B, C e D, do 11.º ano, acompanhas pelas professoras Ana Medeiros, Anabela Ralha, Madalena Patrício, Adelaide Sousa, Glória Pereira e Fátima Soares realizaram uma visita de estudo à fábrica da Secil, na Maceira, e ao Museu do Vidro, na Marinha Grande. Um grupo visitou a fábrica durante a manhã e à tarde o museu e o outro fez o percurso inverso. O almoço de ambos os grupos foi no parque da Cerca da Marinha Grande.

Na unidade fabril, os alunos visitaram o Museu do Cimento, que permitiu uma viagem pela história, pela evolução tecnológica e pelo desenvolvimento da obra social da empresa, a pedreira de calcário e o jardim Jurássico, onde viram uma pequena coleção de fósseis encontrados na pedreira pelos trabalhadores (amonites e icnofósseis de ambiente marinho) e alguma flora do Jurássico. Dispersos pela fábrica, observaram equipamentos antigos, alguns dos quais foram os primeiros utilizados em Portugal. Também ficaram a saber que o grupo Secil está empenhado no desenvolvimento sustentável e promove os princípios da economia circular na cadeia de valor, implementando novas soluções de combustíveis e matérias-primas na produção do cimento.

O Museu do Vidro da Marinha Grande está instalado num edifício do séc. XVII, que foi residência de Guilherme Stephens. Durante a visita, os alunos pudemos observar vidros antigos, coleções de taças, jarras, jarrões e outras peças de cristal lapidado. Num edifício anexo ao museu, tiveram a oportunidade de observar dois artesãos a trabalhar o vidro de maneira tradicional.

Esta visita permitiu, entre outros aspetos, tomar consciência da importância da Química no nosso dia-a-dia.

As professoras responsáveis

Anabela Ralha

Adelaide Sousa

Glória Pereira

Visita de Estudo – 6.º ano


No âmbito do Plano Anual de Atividades do Departamento de Matemática, as turmas do 6.º ano de escolaridade participaram numa visita de estudo ao Oceanário de Lisboa e ao Pavilhão do Conhecimento, no dia 22 de março.

No atelier “M4T3M4T1C4 debaixo da água – Um desafio no Oceanário em que o futuro de todos é igual à soma das ações de cada um.” os alunos participaram num conjunto de desafios matemáticos, nos quais as questões tiveram em conta os conteúdos programáticos: Áreas de figuras planas, Eixos de simetria e Biodiversidade, no contexto ambiental do próprio Oceanário. Neste espaço, os alunos exploraram o mundo dos oceanos, onde foi possível observar e conhecer as espécies preservadas naquele espaço e incrementar a consciência da importância da proteção dos ecossistemas.

No Pavilhão do Conhecimento – Centro de Ciência Viva, os discentes visitaram três exposições interativas:  Dinossauros – O regresso dos gigantes, Dòing – Oficina Aumentada (espaço de criar, fazer, experimentar, partilhar e colaborar) e Explora (espaço onde a luz, a cor a e perceção foram testadas).

Foi um dia que permitiu a aprendizagem, em contextos diferentes e motivadores, e o convívio há muito esperado pelos nossos alunos do 6.º ano, fora do ambiente escolar.

 

Os professores de Matemática e Ciências Naturais do 6.º ano

Visita de Estudo à Cemopol


No passado dia 17 de fevereiro, as turmas do 2ºTAL e 3ºTAL, juntamente com as professoras da componente tecnológica, Eduarda Azevedo e Glória Pereira, visitaram a unidade industrial da CEMOPOL no Parque Industrial Manuel da Mota. A visita à fábrica foi conduzida pelo Eng.ª Nelson e pela Eng.ª Sofia.

A fábrica pratica uma Economia Circular, produz embalagens de ovos (tabuleiros e caixas), tendo como matéria-prima o papel/ cartão proveniente da recolha seletiva de gestão de resíduos e de empresas, faz um primeiro tratamento aos seus efluentes líquidos que depois seguem para a ETAR de Pombal e envia as lamas para a produção de adubos.

Nesta visita, foi salientada a importância da reciclagem correta do papel e da utilização de análises químicas e físicas no controlo da qualidade dos produtos e dos efluentes.

Ao longo da visita, os alunos puderam observar em funcionamento alguns dos equipamentos estudados na disciplina de Tecnologia Química, nomeadamente os reatores biológicos aeróbios.

Glória Casimiro Pereira

Visita de Estudo às unidades fabris Navigator e United Resins


Todos os alunos do curso de Técnico de Análise Laboratorial foram numa Visita de Estudo à Figueira da Foz, no passado dia 26 de janeiro, às unidades fabris da “Navigator” e “United Resins”.

Durante a  visita à “Navigator”, que decorreu na parte da manhã,  foram mostrados os laboratórios e todo o processo de produção e embalamento do papel.

Da parte da tarde visitamos a “United Resins” onde ficamos a conhecer o processo de produção de resinas a partir da colofónia.

Esta experiência trouxe momentos de aprendizagem e competências para uma visão mais instruída da ligação entre o trabalho no laboratório numa fábrica e o trabalho de laboratório na escola.

Os alunos foram acompanhados pelos professores António Amorim, Bruno Rodrigues, Eduarda Azevedo e Glória Pereira

Para ver mais:

https://online.fliphtml5.com/hsuqm/utgj/

Glória Pereira – Professora de Física e Químia

2º e 3º TEAC – Visita de Estudo à Sumol+Compal (Pombal)


No âmbito das disciplinas da Área Tecnológica, no dia 7/02/2023,  os alunos do 2.º TEAC e do 3.º TEAC realizaram uma visita de estudo à Sumol+Compal (Pombal).

Para além da visita às instalações da Sumol+Compal, fomos também recebidos por dois engenheiros da manutenção que nos explicaram o funcionamento das linhas de produção ao nível da eletricidade/electrónica e automação e a forma de planeamento e organização da manutenção.

Destacamos e agradecemos toda disponibilidade e a forma como nos receberam.

João Almeida e Luís Santos – Professores de Eletrotecnia

Bordalo I/II e Saramago: três olhares sobre o mundo


De acordo com o previsto no Plano Anual de Atividades do Departamento de Português realizou-se, no dia doze de janeiro, uma Visita de Estudo a Caldas da Rainha e Mafra (“Bordalo I/II e Saramago: três olhares sobre o mundo”), dinamizada pelas professoras de Português, Graciosa Gonçalves e Isabel Vicente, envolvendo oitenta alunos do terceiro ano dos Cursos Profissionais do Agrupamento de Escolas de Pombal, acompanhados por seis professores.

Esta “aula fora da escola” teve o seu foco principal nos conteúdos do Módulo 9 da disciplina de Português, contudo abrangeu, também, uma vertente de articulação entre as diversas disciplinas curriculares destes alunos, isto é, promoveu-se a interdisciplinaridade (Português, História de Arte, Área de Integração e Inglês), designadamente na experiência da Rota bordaliana (Caldas da Rainha), uma lição de cultura popular portuguesa (sublinhe-se a intemporalidade da crítica social subjacente às figuras caricaturais do Zé Povinho e da esposa, Maria Paciência).

Deste modo, as professoras de Português responsáveis pela sua planificação e concretização estabeleceram os seguintes objetivos: desenvolver o espírito de observação e o espírito crítico; estimular o gosto pelo património linguístico-cultural português; contextualizar a obra Memorial do Convento, de José Saramago (histórica e culturalmente); motivar para a leitura da obra saramaguiana; participar em atividades interpessoais e de grupo, respeitando regras e critérios de atuação e de convivência em diversos contextos; aplicar estratégias para a organização do trabalho de grupo (Tema 7: Trabalho em equipa) e para a definição de um percurso profissional/pessoal (Tema 8- definir o caminho a percorrer) – Projeto de Qualificação e Capacitação Profissional.

Em suma, considera-se que os objetivos delineados foram atingidos, uma vez que os alunos vivenciaram momentos de aprendizagem bastante enriquecedores, em contexto informal, permitindo uma preparação eficaz para o estudo da obra Memorial do Convento em sala de aula, em metodologia de Projeto, de acordo com as linhas orientadoras estabelecidas no PQCP do terceiro ano dos Cursos profissionais (Projeto de Qualificação e Capacitação Profissional). Assim, o balanço desta atividade é francamente positivo.

 

Graciosa Gonçalves e Isabel Vicente – Professoras de Português

 

Viajando do passado ao futuro sobre rodas: Visita de Estudo a Lisboa


Nos dias 22 e 24 de novembro retomámos a normalidade voltando ao “sobre rodas” com os alunos do 7.ºano e rumámos até Lisboa. A capital tem sempre coisas novas por descobrir e conhecer. Saindo bem cedo da escola, com o outono sempre presente, nevoeiro e chuvas intensas, chegámos ao Planetário de Marinha, bem instalados e confortáveis iniciámos a nossa viagem no tempo e espaço. Observámos constelações, galáxias, estrelas e buracos negros. Aprendemos a orientarmo-nos pelo Sol, pela Estrela Polar e também pelo Cruzeiro do Sul, consolidando desta forma o que já nos tinha sido transmitido em sala de aula. Depois de um almoço com a companhia da chuva, fomos conhecer algumas culturas/ crenças e religiões no Museu Nacional de Etnologia. No auditório do Museu foi feita uma contextualização das exposições presentes. Iniciámos a nossa visita pelas exposições permanentes, começando pela exposição de sombras do “Teatro de Wayang Kulit de Bali”, vimos também as bonecas do sudoeste de Angola na exposição “A brincar e já é a sério”, conhecemos instrumentos populares portugueses, descobrimos a simbologia das tampas de panelas com provérbios e na exposição “Animais como gente” conhecemos um pouco de uma tradição viva de máscaras e marionetas, da região de Ségou, no centro sul do Mali. A terminar a visita dexámos os nossos olhos e tentámos colocarmo-nos na pele daqueles que sofrem de doença mental ou estão em situação de vulnerabilidade social, através da exposição “Empresta-me os teus olhos”, trabalho desenvolvido pelo Projeto TIS – Teatro de Inclusão Social. Já no final da tarde, quando o sol decidiu espreitar, pudemos passear e conhecer o Jardim Botânico Tropical, junto ao Mosteiro dos Jerónimos e que está inserido no Museu Nacional de História Natural e da Ciência. O Jardim foi criado em 25 de Janeiro de 1906 e atualmente também integra o Instituto de Investigação Científica Tropical. Foi um momento de contacto com a natureza trazida de outros continentes (cerca de 600 espécies). A maioria das espécies é de origem tropical ou subtropical, no entanto existem algumas originárias de regiões temperadas. Novamente “sobre rodas” e de regresso a Pombal, os ânimos foram marcados por cânticos de apoio à Seleção que marcou 3 golos ganhando assim o jogo. O balanço destas Visitas foi claramente positivo e os alunos regressaram mais despertos para conhecer novas realidades.

Maria Manuela Moreira

Uma aula a bordo do navio “The Joides Resolution”


O Joides Resolution é um navio de pesquisa, de 143 m de comprimento e 62 m acima da linha de água, que perfura o fundo do oceano para recolher e estudar amostras de sedimentos e rochas do fundo marinho. Os cientistas usam dados do JR para estudar e compreender melhor a Geologia, as mudanças climáticas e a História da Terra. O navio que faz parte do International Ocean Discovery Program, financiado pela National Science Foundation, de 11 de outubro a 11 de dezembro de 2022, está no Oceano Atlântico na margem da Península Ibérica. É a oportunidade ideal para o visitarmos, nós, tal como muitas escolas pelo mundo inteiro

Assim, pelo meio-dia do dia 16 de novembro, os alunos de Biologia e Geologia do 10º e 11º ano, acompanhados por algumas professoras, embarcaram no JR através da plataforma zoom. Da sala de aula ou do auditório da escola secundária fomos levados até ao navio de pesquisa e guiados por duas investigadoras (uma portuguesa e outra brasileira). Já “lá dentro” tivemos a oportunidade de visitar o JR, conhecer alguns aspetos do trabalho desenvolvido pelos cientistas (geólogos, biólogos, químicos, físicos, paleontólogos, matemáticos, informáticos, etc. – VER, https://www.youtube.com/watch?v=z14cw_WhC-M), falar com os investigadores sobre os estudos que desenvolvem, ver algumas instalações (os laboratórios, a sala de conferência, o convés, o equipamento para recolha dos tarolos de sondagem com os sedimentos do fundo marinho, etc.) e saber alguns aspetos do modo de vida a bordo de um navio de pesquisa.

Quase ao fim de dois meses embarcados e com a campanha de trabalho a chegar ao fim, o navio dirigir-se-á para a costa espanhola e daí, já com novos cientistas, técnicos e tripulação rumará para a costa da Grécia para continuar estas e novas pesquisas.

No final, alunos e professores que “embarcaram” no JR, consideraram a visita muito interessante superando as expectativas de alguns de nós! Despedindo-se das investigadoras que guiaram a visita, desejaram que o bom trabalho continue e dele resultem novas descobertas científicas!

Madalena Patrício