Sarau “Elos de Leitura”


“Eram curvas que não tinham fim, ou círculos feitos elos quebrados, espirais. Qualquer fosse o caminho, o encontro, o choque, o toque era inevitável. E como dois moleques brincando de viver, perdeu-se o tempo…

Que momento foi aquele?! Que momento? ele volta?!

Mau Soave

Esse momento especial foi o Sarau “Elos de Leitura” que decorreu no passado dia 15 de abril, na Biblioteca Municipal, numa atividade conjunta da rede de bibliotecas de Pombal.

Multiplicaram-se as expressões das palavras, multiplicaram-se as palavras nas expressões, conjugando-se com a dança, a música, os livros…

Eles foram momentos de magia e encanto onde gigantes e pequerruchos, fadas e fantasmas, luzes e sombras deram asas a personagens fantásticas, extraordinárias e familiares!

Eles foram elos!

Eles foram laços…

Eles foram elos das palavras, ou seja: “eles” foram “elas” e os “elos” foram “elas”… eles, elas e elos, afinal, num só. Momento singular a compor parte da história de cada um.

F.Gomes

Escola Secundária premiada na Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura


Depois de terem prestado provas a nível de escola, foram apuradas para a Fase Distrital do CNL, que decorreu no dia 13 de abril, as alunas Mariana Pedrosa (9ºA), Camila Carvalho (9ºD), Telma Silva (9ºF), Brenda Almeida (2ºTAL), Helena Sousa (10ºA) e Raquel Clemente (11ºE).

As alunas destacaram-se pelos seus conhecimentos literários e gosto pela leitura, tendo representado a nossa Escola, de forma responsável e empenhada, na prova distrital, cuja dinamização foi da responsabilidade da Biblioteca Afonso Lopes Vieira, de Leiria.

Na sequência das provas escritas, foram selecionados 5 concorrentes de cada nível de ensino, aos quais foram colocados diversos desafios (prova de argumentação, leitura expressiva e dramatização), tendo-se destacado, a nível do Ensino Secundário, a aluna Helena Sousa, que obteve um brilhante 3º lugar. PARABÉNS!

As professoras dinamizadoras

Semana da Leitura e Dia Mundial da Poesia


Na Semana da Leitura, de 14 a 18 de março, multiplicaram-se os “Elos de Leitura”

Cumprindo-se com o programa, deu-se início a esta semana especial, pela manhã, com o momento de leitura sincronizada.  Em todas as salas constava o convite para a leitura  do texto selecionado. Cindy Figueiredo Leitão deu a sua voz, ao mesmo tempo, na Radio Cardal,  para reiterar que “Os amigos nunca são para as ocasiões”, são para sempre. Na escola sede, os mais crescidos leram e animaram momentos de leitura para pequeninos que ainda não brincam com o alfabeto, vindos da Casa da Criança.  Seguiu-se a abertura da Feira do Livro na escola sede, com visitas sucessivas e inaugurou-se a exposição sobre Ramalho Ortigão.

Muitos autores e atores animaram sessões no agrupamento, frequentemente os pais foram os principais protagonistas.

Registaram-se, de facto, muitos momentos altos ao longo da semana. “Camões épico e lírico” foi também rico em sorrisos na versão teatral dos atores Simão Rubim e J. Matas. No dia seguinte, ao encerrar a semana, o “poeta dos pés descalços”, Péqui Mpuló mergulhou o público no seu “Oceanus Affectus”,  desarmou-o  e descalçou-o…

E, se a interrupção letiva fazia prever o fim das atuações, enganamo-nos!… Ao longo da semana, muitos alunos acorreram às rádios para declamar poemas, participando na 3ª edição do “Turbilhão de Poesia”. Assim, garantiu-se um Dia Mundial da Poesia, a correr sobre rodas, nas ondas das rádios locais, no dia 21.

Nesse mesmo dia, à noite, no rescaldo de uma semana de emoções fortes, incentivou-se à leitura do nosso Nobel da Literatura, com um cheirinho de “A Maior Flor do Mundo”, num misto de sons, sabores, cores… em torno do manuseamento de tabletes, brincando no Kahoot com a biografia e a narrativa de Saramago, brincando ainda com a plasticidade das palavras através da escrita criativa e com a materialidade da linguagem…

Afinal, todos fazemos história(s) com memórias!

Dia S.O.L (Só Ouvir Ler)


No dia 15 de março, no âmbito da comemoração da Semana da Leitura, a biblioteca da Escola Secundária de Pombal, na rubrica “Histórias Entrelaçadas”, recebeu cerca de 40 meninos da Casa da Criança de Pombal. O mote estava dado e a história, “ A Tartaruga que queria dormir”, entrelaçou-se com ternura e afetos entre os presentes. Mais uma vez a equipa de professores bibliotecários esteve à altura dos mais pequeninos, numa leitura que teve como cenário um tapete representativo do conto, bem como personagens e adereços que iam ganhando vida à medida que a história avançava. Mais tarde, enlaçaram-se neste baile de leitura os alunos da ESP (Mélanie, Liliana e Marcelo) que interagiram com as crianças, lendo os contos “O Príncipe com orelhas de burro” e, ainda, “O Coelhinho Afonso”. A sessão terminou com muito carinho e ternura, levando as crianças com elas“um miminho” e uma “doçura”.

Nota: um agradecimento especial a todos aqueles que tornaram possível o momento.

(professores, alunos e Dª. Alcida da BE da ESP)

J. Silvano

Encontro com Nuno Caravela e “O Bando das Cavernas”


Nos passados dias 24 e 26 de fevereiro, a biblioteca e o auditório da escola Marquês de Pombal foram palco da divulgação da coleção “O Bando das Cavernas”, do escritor e ilustrador Nuno Caravela. Cerca de 350 alunos e 13 professores aderiram ao “Encontro com…”, havendo a registar o impacto que a colecção e as diferentes histórias do “Bando” causaram nos alunos. De facto, foram muitos os que quiseram levar consigo uma das histórias do Nuno, adivinhando-se leituras divertidas e descontraídas. Visando a promoção do livro e da leitura, o evento contou com a colaboração e o patrocínio da Livraria/ Papelaria Soares, bem como com o apoio da direção do AEP.

JS

Encontro com autor(es)


autor

Nuno Caravela

Leituras à sexta-feira…

O escritor e ilustrador Nuno Caravela, depois de, no passado dia 24, ter envolvido alunos dos 4º, 5º e 6º anos com “O Bando das Cavernas” , prossegue a sua sensibilização à leitura, nesta sexta-feira, dia 26.

Neste mesmo dia de manhã, os alunos da escola sede têm encontro com a autora Ana Cristina Luz  que, no âmbito do projeto “Comboio da Memória”, nos vem falar de “Aristides, O Semeador de Estrelas”…

A tarde promete ser de emoções neste encontro da escritora com o neto “do semeador de estrelas”, António de Moncada de Sousa Mendes, na Tertúlia que decorrerá no Celeiro do Marquês, pelas 14.30h.