Ano letivo 2016-2017


A equipa de professores bibliotecários do Agrupamento de Escolas de Pombal deseja a toda a comunidade educativa um excelente ano letivo 2016-2017 e reafirma o seu propósito de dar resposta aos desafios que se colocam às bibliotecas escolares a nível pedagógico – fomentar as literacias, promover a leitura, reforçar e estimular o uso das TIC no contexto educativo e prestar apoio ao currículo.

E, sob o mote dos desafios, convida-o a inteirar-se das suas funções através da leitura do QR Code que se segue:

funcoes1

Como sempre, podem contar com o nosso trabalho e empenho para  ajudar a construir um percurso escolar de sucesso.

Fica a promessa de lançarmos algumas “inquietações”, mas também de desbravarmos o caminho juntos.

mensagem de boas vindas

Bem-vindos…

14ª edição do Concurso Literário (Co)Incidências


Integrando a lista dos dez finalistas da 14ª edição do Concurso Literário (Co)Incidências, os alunos Sofia Ponte e Leandro Gonçalves, do 11ºE, foram disputar a final, na modalidade de poesia, no passado dia 7 de junho, na Escola Profissional de Aveiro, declamando de forma exemplar os seus textos “Quando, por coincidência, uma estátua se enamora” e “Não quero ser bonito, quero parecer como me sinto”.
É de realçar a solidariedade não só dos colegas de turma presentes na deslocação, bem como dos  alunos Raquel Clemente (11ºE) e Marcelo Santiago (12ºE) que se disponibilizaram para enriquecer a dramatização, o que se traduziu em momentos altos que valorizaram o acontecimento.
Todos os preparativos e a própria prova pautaram-se por um trabalho intensivo caracterizado pela entreajuda e amizade, num percurso de aprendizagem único, com contributos múltiplos, pelo que cabe agradecer a todos os que direta/indiretamente o permitiram, e, em especial, à Direção do nosso Agrupamento, às professoras Ana Cristina Seco e Margarida Bandeira assim como à professora mentora Lídia Ribeiro.

 

Ler mais…

Pombal a Ler premeia Telma Silva e Matilde Gonçalves


No passado dia 4 de junho, realizou-se o concurso concelhio “Pombal a Ler”, dinamizado pela Rede de Bibliotecas de Pombal, com uma apresentação muito animada pelo poeta-ator Paulo Condessa que nos presenteou com versões  singulares de textos de Camões, Alberto Caeiro e outros.
Os dez candidatos foram convidados a responder a questões sobre as obras literárias indicadas, recorrendo às novas tecnologias, o que permitiu que a assistência acompanhasse, a para e passo, a evolução da pontuação, graças à aplicação Kahoot. Seguiram-se os momentos de leitura expressiva.

Em representação do nosso Agrupamento, prestaram prova os seguintes alunos:

  • Lara Almeida, 5.º
  • Afonso Lopes, 6.º F
  • José Morgado, 7.º C
  • Matilde Gonçalves, 8.º C
  • Telma Silva, 9.º F

O júri, constituído pelo Vereador da Juventude, Arq. Renato Guardado, pela Dr.ª Rosinda Pimentel e pela Dr.ª Isabel Simões, atribui o primeiro prémio  às alunas do AEPombal Matilde Gonçalves (a nível do 8.º ano) e Telma Silva (a nível do 9.º ano).

Mereceram os prémios dos 5.º, 6.º e 7.º anos de escolaridade os candidatos do AE Gualdim Pais.

Dois entrevistadores, muitos leitores


A Rede de Bibliotecas de Pombal marcou presença na Feira da Juventude nos dias 28 e 29 de maio, convidando à leitura através dos mais diversos suportes.

Assim,

  • para os amantes da leitura em suporte papel, gravou-se a sua prestação na rubrica  “Lê e Passa”, sempre que um visitante da Feira se dispunha a ler um dos catorze textos propostos;
  • para os mais adeptos das novas tecnologias, os “QR Codes” desafiavam os seus conhecimentos sobre o Marquês de Pombal, num “peddy-tablet“, passando o neologismo;
  • para os ouvintes, ficou a entrevista ao vivo, realizada para a rádio, por Ana Carolina Querido e Ângelo Figueiral (ambos alunos do 12.º ano) aos seus colegas do 4.º ano, do AE Pombal, sobre os “Heróis que devoram livros”;

Seguiu-se a entrevista ao autor convidado Paulo Moreiras, pela Coordenadora Interconcelhia, Dr.ª Ana Cabral e pelo Dr. João Silvano.

Contaram-se histórias, vestiram-se personagens e fez-se de cada momento mais uma narrativa para recordar.

Petit-déjeuner et pause journal


No passado dia 11 de maio, a Área Disciplinar de Francês, a Biblioteca Escolar e o Curso de Restauração e Bar recriaram “un petit-déjeuner” francês com “pause journal” deliciando os presentes com sabores “+/-light”, leituras “light“, sons “muito light” e toda uma atmosfera “delight” de cultura francesa, com vista ao despertar das melhores emoções, fazendo justiça ao mote “La vie est belle“!

La famille Bélier” foi literalmente assunto de mesa, ficando inclusive o compromisso de todos visionarem o filme quanto antes, até porque é de descobrir o novo talento Louane que interpreta, entre outros, clássicos de Michel Sardou ( Je vais t’aimer, En chantant, Je vole, …).

À la prochaine!

C.Costa, F.Gomes

Candidatos ao Concurso Concelhio de Leitura


No passado dia 28 de abril, numa atividade conjunta com o Departamento de Português, realizaram-se as provas de leitura expressiva, fase decisiva para o apuramento dos alunos do 3º ciclo a representar o Agrupamento, no dia 4 de junho, no Concurso Concelhio de Leitura “Pombal a Ler”. Registaram-se excelentes participações que dificultaram a tarefa do júri.

Em conformidade com o regulamento, passaram assim à fase final, os seguintes alunos:

José Morgado (7º G);

Matilde Gonçalves (8º C )

e Telma Silva (9º F).

Felicitamos todos os participantes pelas suas excelentes participações!

F.Gomes