EB e JI de Machada realiza ação de limpeza na praia do Osso da Baleia


       Na manhã desta segunda-feira, dia 19 de maio, os alunos da EB / JI de Machada participaram numa importante ação de sensibilização ambiental, com uma limpeza da praia do Osso da Baleia. Munidos de luvas e baldes, os pequenos voluntários dedicaram-se à recolha de resíduos ao longo do areal, demonstrando empenho e sentido de responsabilidade ambiental. A atividade, inserida no programa Eco-Escolas, teve como objetivo promover o respeito pelo Meio Ambiente e a preservação dos ecossistemas marinhos. No final da ação, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir a Engenheira Ambiental Catarina Soares, da Câmara Municipal de Pombal, que falou sobre os diferentes tipos de resíduos encontrados e o impacto que estes têm na vida marinha. A Engenheira Catarina aproveitou também para apresentar algumas espécies que habitam o litoral, despertando a curiosidade dos mais pequenos e reforçando a importância da proteção da biodiversidade.
       A manhã terminou com sorrisos, novos conhecimentos e uma praia mais limpa – um exemplo de cidadania ativa desde cedo.
As docentes
Natália Caeiro e Glória Cardoso

Dia aberto – Divulgação e Orientação profissional na EB1 /JI da Machada


No passado dia 8 de maio, realizaram-se na Escola Básica de Machada diversas atividades relacionadas com as profissões de familiares dos alunos. Os adultos mostraram assim como é ser professora de dança, ser personal trainer, ser artesão (construção de pulseiras com missangas), ser jardineiro, ser funcionário dos CTT, trabalhar com dinheiro, ser bombeiro, trabalhar numa ambulância e ser pintora de cerâmica…
Foi um dia bem preenchido para os alunos que puderam experimentar um pouco de cada uma dessas profissões… Agradecemos a todos os que colaboraram para tornar este dia mais educativo e enriquecedor!
Vejam aqui como foi!
A docente
Natália Caeiro

EB de Machada visita a Fábrica da Ciência Viva de Aveiro


No passado dia 13 de maio, os alunos do 1.º Ciclo, da EB de Machada, realizaram uma enriquecedora visita de estudo à Fábrica da Ciência Viva em Aveiro, uma instituição dedicada à promoção da cultura científica e tecnológica. Ao longo do dia, os alunos participaram em diversas atividades práticas e interativas que despertaram a curiosidade e o entusiasmo pelo conhecimento.
Entre  as experiências realizadas, os alunos aprenderam a fazer pão, compreendendo, de forma lúdica, a origem dos ingredientes e os processos químicos envolvidos na fermentação. Outra atividade envolveu o fabrico de pasta dos dentes, explorando a composição e as propriedades dos produtos de higiene.
A Programação e a Robótica também marcaram presença nesta visita. Os alunos construíram pequenos mecanismos e programaram os seus movimentos através do computador, desenvolvendo competências de pensamento lógico e resolução de problemas. Também criaram carrinhos movidos pela repulsão dos ímanes, explorando conceitos de magnetismo.
A criatividade foi estimulada com a construção de brinquedos em papel. A ciência continuou a surpreender com experiências de eletricidade estática, que arrancaram sorrisos e expressões de espanto.
Esta visita permitiu aos alunos aprender de forma prática e divertida, consolidando conhecimentos adquiridos em sala de aula, e despertar o interesse pela ciência e tecnologia num ambiente dinâmico e colaborativo.
A docente
Glória Cardoso

Semana da Divulgação e Orientação Vocacional na EB de Pelariga


No âmbito da Semana da Divulgação e Orientação Vocacional, no dia 7 de maio, os alunos do 4.º ano visitaram a EB Marquês de Pombal e, orientados por alunos do 2.º ciclo, conheceram e exploraram os diversos espaços da sua futura escola. Por outro lado, as crianças da creche do Centro Social e Paroquial da Pelariga visitaram a EB de Pelariga, a sua futura escola de acolhimento, enquanto as crianças de 5/6 anos, finalistas da Educação Pré-Escolar, foram até à ala do 1.º ciclo, onde conheceram a sala do 1.º ano de escolaridade, tendo a oportunidade de realizar uma atividade de integração com os alunos dessa turma.

No dia 08 de maio, alguns pais aceitaram o convite e vieram à escola apresentar as suas profissões. Os alunos puderam escutar partilhas de experiência de profissionais de diferentes áreas, tais como uma arquiteta, um camionista, bombeiros, enfermeiras, uma auxiliar de geriatria, uma empresária e, ainda, de uma mãe que descreveu o processo de fabrico de papel e ensinou a fazer papel reciclado.

Foi, sem dúvida, um dia enriquecedor, que permitiu aos discentes descobrir várias áreas profissionais, fazer questões e perceber a importância de cada profissão. A escola agradece a todos os que tornaram possível esta partilha de experiências e saberes, reforçando a ligação entre a comunidade escolar e as famílias.

 

A docente

Sílvia Oliveira

EB de Pelariga celebra o Dia Eco-Escolas


No dia 6 de maio, a EB de Pelariga assinalou o Dia Eco-Escolas com um conjunto de atividades dedicadas à sensibilização ambiental e à promoção da sustentabilidade.

O dia começou com a apresentação do projeto “O Planeta limpo do Filipe Pinto”, pelo próprio músico Filipe Pinto e pelo ator Pedro Maralma. Este projeto promove a sensibilização das crianças para a proteção do ambiente e aborda temas como os solos, a reciclagem, a água e a floresta. Após a leitura animada do primeiro capítulo da história, Filipe Pinto tocou e cantou músicas que foram feitas para o projeto. No final, ainda houve uma sessão de autógrafos e de fotografias.

De seguida, a bióloga Paula Silva, do Município de Pombal, realizou uma sessão formativa sobre os polinizadores e o seu papel fundamental nos ecossistemas, destacando a importância de construir um hotel de insetos na escola. Por isso, foram construídas duas estruturas, com o apoio e orientação de mais duas técnicas do município, que irão oferecer abrigo e proteção a diversas espécies benéficas para o ambiente.

Os alunos semearam girassóis, atividade que não só embelezará o espaço escolar, como também contribuirá para a biodiversidade local.

Nas salas de aula, construíram brinquedos e animais com recurso à reutilização de materiais, incentivando a criatividade e a redução de resíduos.

Por último, para valorizar o património natural do recinto escolar, foram colocadas placas de identificação nas diferentes espécies vegetais existentes, permitindo aos alunos e à comunidade escolar conhecer melhor a flora do espaço.

O Dia Eco-Escolas foi, assim, mais um passo importante na missão de formar cidadãos conscientes, responsáveis e ativos na defesa do ambiente.

 

A docente

Sílvia Oliveira

Alunos do Agrupamento de Escolas de Pombal participaram na Fase Final dos Desafios de Matemática 2025


No âmbito do concurso Desafios de Matemática 2025, dinamizado pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria, realizou-se a Fase Final da XXVª edição no passado dia 7 de maio, nas instalações da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) de Leiria.

Do Agrupamento de Escolas de Pombal, foram selecionados três alunos do 4.º ano para representar o Agrupamento nesta fase final: da EB Moita do Boi o Eduardo Cerejo e da EB Machada a Margarida Morgado e a Victória Moço.

Parabéns aos pequenos matemáticos pela participação!

Agradecemos também aos pais que disponibilizaram o seu tempo para acompanhar e transportar os alunos, tornando possível a sua participação neste evento.

 

As Professoras

Sónia Rosa e Glória Cardoso

Demonstração do Projeto “Pombal Digital” pela EB de Vicentes na Biblioteca Municipal


No âmbito do Projeto “Pombal Digital”, desenvolvido nas escolas dos três agrupamentos do concelho de Pombal, realizou-se uma demonstração do trabalho realizado pelos alunos do 1.º ciclo. O evento teve lugar no espaço Doing da Biblioteca Municipal, na sexta-feira, dia 2 de maio, por volta das 16h.
A EB de Vicentes representou o Agrupamento de Escolas de Pombal, apresentando um jogo de computador sobre alimentação sustentável. Entre outros objetivos, o jogo desafia os alunos a apanhar o maior número de maçãs antes que se estraguem, promovendo assim a consciência sobre a importância de uma alimentação saudável e sustentável. Os três alunos que, em equipa, construíram o jogo, sentem-se orgulhosos do resultado final.
O evento contou com a presença do presidente da Câmara e dos diretores dos agrupamentos, que elogiaram a participação das escolas. Destacaram a importância, necessidade e inovação deste projeto para o desenvolvimento dos professores e alunos.
Professora Isabel Catarino

Semana da Literacia Financeira no 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Pombal.


Na Semana de 10 a 14 de março de 2025 decorreram nas diferentes Escolas do 1º Ciclo do nosso Agrupamento, sessões de Literacia Financeira subordinadas ao tema “Gestão de Orçamento”.

Esta iniciativa abrangeu todas as turmas de 3º e 4º ano num total de 419 alunos.

Durante esta semana, uma equipa de Formadores da Agência de Coimbra, do Banco de Portugal, deslocou-se às escolas, para realizar com os alunos e professores sessões de Literacia Financeira, com o objetivo de ensinar os alunos a gerir o seu dinheiro.

Através de diversas atividades iam explicando aos alunos como gerir o dinheiro, tendo por base a exploração de um PowerPoint e do vídeo “Como gerir o dinheiro com o Guito”.

No final das sessões os alunos realizaram atividades práticas, nomeadamente uma sopa de letras onde tinham que descobrir palavras relacionadas com o tema e resolução de um problema em que tinham de calcular o saldo do Guito, subtraindo as despesas às receitas.

Estas sessões foram bastante pertinentes e adequadas ao quotidiano da sociedade atual.

Os nossos alunos ficaram assim mais “enriquecidos”.

Poesia e floresta de mãos dadas em dia comemorativo


No dia 27 de março de 2025, a comunidade educativa do Centro Escolar de Vila Cã saiu da escola para uma atividade diferente. O dia estava agradável e convidava a atividades fora da sala de aula.

No âmbito das comemorações do Dia da Floresta e do Dia Mundial da Poesia percorreram as ruas da localidade, dizendo poesia e distribuindo poemas escritos às pessoas que encontraram. Foram também até ao Jardim do largo do Freixo plantar rosmaninho, planta muito apreciada pelas abelhas.

Estas atividades pretenderam despertar nos alunos e nos adultos o gosto pela poesia e sensibilizar também para importância das espécies autóctones e da natureza em geral, bem como para a necessidade da sua preservação.

Foi uma tarde agradável e muito apreciada pelos alunos.

 

Visita ao Museu do Azeite


No dia 21 de março, os alunos da E.B. de Vila Cã realizaram uma visita de estudo ao Museu do Azeite, em Oliveira do Hospital.

Participaram num atelier, onde fizeram um sabonete de azeite e puderam observar e percorrer o Museu, através de uma visita guiada, de caráter lúdico e interativo e que, por isso, conseguiu despertar e manter o seu interesse ao longo da mesma.

Foi uma visita bastante motivadora e interessante em termos de vivências e aprendizagens, tendo os alunos contactado com um acervo histórico muito rico e elucidativo de toda a atividade de produção, transporte, armazenamento, assim como das várias utilizações do azeite. Foi assim atingido um dos objetivos essenciais desta visita, o de dar a conhecer as técnicas da produção do Azeite e a importância que este teve na economia local e nacional.

Puderam, igualmente, desenvolver o gosto pela ciência, conhecer o nosso passado e reconhecer a importância dos museus na preservação do património e identidade nacionais.