Competições Nacionais de Ciência em REDE 2025


O Projeto Matemática Ensino da Universidade de Aveiro – PmatE/UA é um projeto de investigação e desenvolvimento, fundado em 1989, na Universidade de Aveiro, cuja missão é a aplicação das tecnologias da comunicação e informação (TIC) e o desenvolvimento de conteúdos e eventos para a promoção do sucesso escolar e da cultura científica.

Ao longo dos anos, o PmatE/UA tem crescido e alargado a sua área de atuação: da matemática estendeu-se a novas áreas de saber como o português, a biologia, a geologia, a física, a química , o inglês, a literacia financeira, a ecologia, a cidadania e a cultura geral, transformando-se assim num ousado e criativo projeto interdisciplinar.

As Competições Nacionais de Ciência (CNC) são o evento pelo qual o PmatE/UA é mais reconhecido.

Assim, na semana de 17 a 21 de fevereiro de 2025, realizaram-se as CNC EM REDE, no Agrupamento de Escolas de Pombal.

Participaram nesta competição 335 equipas do 5.º ao 12.º anos, distribuídas pelas Competições maisMAT5, maisMAT6, natweb5, natweb6, Econet, EQUAmat7, EQUAmat8, EQUAmat9, CIVITAS, XEQMAT10, XEQMAT11, XEQMAT12 e PROVAQSABES.

Relativamente à posição da escola, em termos nacionais, esta ficou em:
• 5.º lugar da Escola na competição “maisMAT”, onde participaram 44 escolas;
• 6.º lugar na competição “natweb”, onde participado 27 escolas;
• 10.º lugar na competição “Econet”, onde participaram 44 escolas;
• 16.º lugar na competição “Econet”, onde participado 84 escolas;
• 8.º lugar na competição “CIVITAS”, onde participaram 78 escolas;
• 5.º lugar na competição “XEQMAT”, onde participado 45 escolas;
• 9.º lugar na competição “PROVAQSABES”, onde participaram 47 escolas.

É de referir ainda que a nível nacional, as nossas equipas conseguiram a seguinte posição:
• uma equipa do 5.º ano obteve o 5.º lugar na competição “natweb”;
• uma equipa do 6.º ano obteve o 5.º lugar na competição “maisMat”;
• uma equipa do 7.º ano obteve o 3.º lugar na competição “EQUAmat”;
• uma equipa do 10.º ano obteve o 6.ºlugar na competição “XEQMAT”;
• uma equipa do 11.º ano obteve o 5.º lugar e outra o 6.º lugar na competição FQuest;
• uma equipa do 11.º ano obteve o 6.º lugar na competição GVIDA.

Todos os participantes estão de Parabéns.

As docentes responsáveis pelo Clube de Matemática, Ana Medeiros e Teresa Oliveira

EB de Vicentes- Dia Mundial da Árvore e Visita ao Destacamento Territorial da GNR de Pombal


No dia 21 de março, Dia Mundial da Árvore, os alunos da Escola Básica de Vicentes realizaram uma visita ao posto da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Pombal. Esta visita teve como objetivo aprender sobre a importância da GNR na proteção da natureza, do ambiente e dos cidadãos.
Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os cavalos da cavalariça da GNR de Pombal. Aprenderam os nomes dos cavalos, o equipamento necessário, a alimentação e a higiene diária. Descobriram que os cavalos recebem ferraduras novas uma vez por mês, pois são utilizados diariamente em patrulhas.
Os alunos também assistiram a uma demonstração das capacidades do agente canino “Edo” e do seu tratador. Foram informados sobre as habilidades de Edo em procurar pessoas desaparecidas, detetar substâncias ilícitas e capturar criminosos.
Além disso, os alunos aprenderam sobre a função da GNR na investigação de incêndios, descobrindo que, na maioria dos casos, os fogos têm início por acidente. A visita incluiu ainda uma explicação sobre a flora predominante em Portugal.
Para finalizar a visita, os alunos plantaram uma árvore de medronheiro, celebrando o Dia Mundial da Árvore e contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Esta experiência educativa proporcionou aos alunos uma compreensão mais profunda do papel da GNR na proteção da natureza, do ambiente e dos cidadãos, além de promover a consciência ambiental.
Professora Isabel Catarino

Visita à Universidade de Coimbra


No dia 26 de fevereiro, os alunos do 10.º ano de Biologia e Geologia e Física e Química A embarcaram numa viagem ao mundo da ciência, com uma visita à Universidade de Coimbra.

A manhã foi dedicada a palestras inspiradoras relativas às áreas das Ciências da Vida e da Física. Antes de cada palestra, foram dadas informações que permitiram aos alunos conhecer melhor os cursos disponíveis na universidade e as oportunidades que estas áreas oferecem.

À tarde, a exploração continuou com uma visita ao Herbário da Universidade, onde descobriram a importância da conservação e partilha de informação sobre a flora mundial. De seguida, no Departamento de Física, participaram no “Laboratório Experimenta”, onde puderam ver e interagir com experiências fascinantes: eletrização e produção de corrente elétrica, eletrólise do hidrogénio e pilha de combustível, ondas e sinais, supercondutividade e levitação magnética. No laboratório de detetores, aprenderam sobre a construção e teste de detetores de partículas e ficaram a conhecer algumas das suas aplicações.

Esta visita proporcionou aos alunos uma experiência única de contacto com a universidade, despertando a curiosidade científica e mostrando o impacto da ciência no nosso dia a dia.

Os alunos foram acompanhados pelos professores Glória Pereira, Conceição Assunção, Filipa Marques, Sandra Simões, José Antunes, Francisco Rodrigues e António Menezes.

A docente, Glória Pereira

Abelhas e sustentabilidade


No dia 10 de fevereiro, decorreu, na Biblioteca da Escola Secundária de Pombal, uma sessão sobre as abelhas e sustentabilidade.

A atividade foi organizada pela Docente Fernanda Gomes, Coordenadora das Bibliotecas Escolares do Agrupamento e assistiram os alunos das turmas 10ºA, 2ºTAL e 2ºTEAC.
A Biblioteca da Secundária acolheu o apicultor / escritor Paulo Santos e uma colmeia itinerante que o escritor faz questão de trazer consigo. Foi um momento inesperado e de extraordinária beleza: uma colmeia na nossa biblioteca!

Paulo Santos falou-nos do seu projeto Cuscas, da sua paixão pelas abelhas e pela escrita. O apicultor deu a conhecer o seu trabalho e, com mestria e entusiamo, os presentes puderam aprender mais sobre a abelha, a sua incrível sociedade hierarquizada, mas que, tal como outros polinizadores, enfrenta enormes ameaças a nível global, sendo um dos grupos de seres vivos mais ameaçados na presente crise da perda da biodiversidade.

Paulo Santos alertou para a necessidade de se restringir o uso de pesticidas, do impacto da poluição atmosférica e das monoculturas agrícolas, nas quais escasseia alimento para insetos e da importância da construção de corredores ecológicos com prados de plantas melíferas, nomeadamente, nas cidades, e da importância de se diminuírem os jardins relvados nos quais rareia alimento para abelhas e outros polinizadores.

As abelhas prestam vários serviços dos ecossistemas, nomeadamente o serviço de regulação da reprodução vegetal e, consequentemente, da produção de sementes e frutos. Assim, durante mais de uma hora, os alunos e professores foram conduzidos a refletir sobre a importância destes e outros insetos polinizadores para a alimentação humana, para o equilíbrio dos ecossistemas e para a sustentabilidade da vida na Terra.

A atividade terminou com um momento especial: um pequeno lanche onde se realizou uma prova de mel da marca Cuscas e uma degustação de um chá aromatizado com mel.
Foi sem dúvida um fim de tarde memorável, uma tarde enriquecedora, onde se aprendeu mais sobre o papel crucial das abelhas, onde se aprendeu mais pela sustentabilidade do planeta.

A Coordenadora do programa Eco-escolas da Secundária de Pombal, Maria Assunção

Cerimónia do Hastear da Bandeira Eco-Escolas


No dia 5 de fevereiro decorreu na escola Secundária a cerimónia de hastear da bandeira Eco-Escolas, um Galardão atribuído a esta escola pelo trabalho desenvolvido no ano transato.
O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola e conta, a nível internacional com cerca de 20000 escolas, distribuídas por 46 países.

Este Programa visa criar hábitos de participação e de cidadania, tendo como objetivo principal encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola mas também na comunidade, relativamente a Educação Ambiental e ao Desenvolvimento Sustentável.

A atribuição da Bandeira Verde Eco-Escolas é um dos vários prémios com que as escolas podem ser contempladas e que representa o culminar do trabalho anual, a existência de uma escola com trabalho de qualidade na área do ambiente, através de um símbolo mundialmente reconhecido. Parabéns ao Docente Jorge Sá pela sua missão em anos transatos e até este ano letivo, reconhecida, uma vez mais, com a atribuição deste galardão.

Para além do apoio das pessoas e Instituições da Comissão Nacional, o Eco-Escolas conta ainda com a parceria da Junta de Freguesia, destacando-se a colaboração contínua da Engenheira Ana Catarina Soares, Chefe da Unidade de Ambiente do Município de Pombal, reflexo das preocupações ambientais do Município.

Estiveram presentes na cerimónia professores, alunos, representantes da associação de estudantes, do pessoal não docente, da Junta de Freguesia, do Município de Pombal e da Direção do Agrupamento.

É tempo de celebrar o Galardão mas olhar para o futuro ativamente para construirmos uma escola e um concelho cada vez mais sustentável e com cidadãos cada vez mais ativos e interventivos.

A Coordenadora do programa Eco-escolas da Secundária de Pombal, Maria Assunção

Alunos do 2.º TCM participam em Oficina de Ilusionismo na Casa Varela


No passado dia 12 de março, no âmbito da disciplina de CPC, os alunos do 2.º ano do curso Técnico de Comunicação, Marketing e Relações Públicas (2.º TCM) participaram numa experiência mágica na Casa Varela. A turma teve a oportunidade de mergulhar no mundo do ilusionismo através de uma oficina interativa, onde aprenderam técnicas utilizadas pelo Artista Zé Mágico.

Durante a sessão, os alunos exploraram a arte do ilusionismo, descobrindo truques surpreendentes e compreendendo a importância da comunicação e da criatividade na construção de espetáculos cativantes. A atividade não só permitiu o desenvolvimento das suas competências expressivas, como também reforçou o trabalho em equipa e a capacidade de pensar fora da caixa – elementos essenciais para futuros profissionais da área.

Os participantes saíram entusiasmados e inspirados, prontos para aplicar o que aprenderam em futuros projetos. Esta oficina demonstrou que a magia não está apenas nos truques, mas também na capacidade de comunicar, envolver e surpreender o público – competências essenciais para qualquer profissional de comunicação e marketing.

A docente, Noélia Monteiro