Orçamento Participativo das Escolas – OPE – Inclui 2025


OPE – Inclui 2025

Orçamento Participativo das Escolas – 9ª edição –  2025

Votação – 9 de abril

O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) constitui uma oportunidade que garante aos alunos a possibilidade de participarem no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria das escolas que frequentam (Escola Secundária de Pombal ou Escola Básica Marquês de Pombal) e do qual possam beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar.

” 3.7 – OPE – Inclui
Mobilizar os alunos para a participação democrática ao serviço da recuperação das aprendizagens e da resiliência das escolas. Assumindo o compromisso com a inclusão, desafiar os alunos a apresentar propostas no âmbito do Orçamento Participativo da Escola[…].” ,

Florbela Valente, Subdiretora-Geral, DGEstE – Sistemas de Informação

Nos termos e para os efeitos previstos no Regulamento do Orçamento Participativo das Escolas (OPE), publicado em anexo ao Despacho nº 436-A/2017, de 6 de janeiro, encontra-se aberto o procedimento com vista à operacionalização do Orçamento Participativo no Agrupamento de Escolas de Pombal.

Os interessados podem consultar o sítio  https://opescolas.pt/  e os documentos:


Apresentação de propostas até: 26 de março

O OPE-Inclui configura-se como um instrumento para a promoção da solidariedade e da inclusão. As propostas devem centrar-se neste eixo de atuação ao promover o envolvimento dos alunos na experiência democrática, nos princípios da representação e da construção de projetos para o bem comum.

O OPE-Inclui está previsto no Plano de Recuperação das Aprendizagens, Plano 23|24 Escola+ e consta do domínio 3– Recursos Educativos, Anexo à RCM 80-B/2023, de 18 de julho: ” 3.7 – OPE – Inclui

Mobilizar os alunos para a participação democrática ao serviço da recuperação das aprendizagens e da resiliência das escolas. Assumindo o compromisso com a inclusão, desafiar os alunos a apresentar propostas no âmbito do Orçamento Participativo da Escola, visando os mais afetados pela pandemia.”

Para mais informações, acede a:

Sobre o domínio da inclusão consulte também:

Apresentação das candidaturas:


Videos OPE (promoção):


Cronograma:

  • 26 de março Apresentação de propostas
  • 28 e 31 de março – Análise Técnica das propostas
  • 2 a 3 de abril – Divulgação e sessões de esclarecimento dos projetos
  • 9 de abril VOTAÇÃO dos projetos


Projetos.

# Escola Secundária de Pombal 

  • #1 – Projeto A: “Implementação de tablets escolares – Inclusão na tecnologia”

# Escola Básica Marquês de Pombal

  • #1 – Projeto a votação: “Espaço de lazer e convívio na Marquês”

VOTAÇÃO.

  • 9 de abril, 4ª feira – VOTAÇÃO dos projetos

Resultados da Votação.

# Escola Secundária de Pombal 

    • Projeto Mais Votado:
      • #1 – Projeto A: “Implementação de tablets escolares – Inclusão na tecnologia”

# Escola Básica Marquês de Pombal

    • Projeto Mais Votado:
      • #1 – Projeto a votação: “Espaço de lazer e convívio na Marquês”

EXAMES/PROVAS – 2024/2025 – Inscrições – 6 a 19 de março 2025


Informa-se que estão abertas as inscrições para realização dos Exames, Provas de Avaliação Externa e Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário no período de 6 a 19 de março de 2025. ver AVISO

As condições, regras e procedimentos gerais estão disponíveis no Regulamento publicado através do Despacho Normativo n.º 2-A/2025.

Pombal, 6 de março de 2025

Fernando Augusto Quaresma Mota
Diretor

AVISO – Greve – pré-aviso – 26, 27 e 28 de fevereiro


Comunicado

Greve – pré-aviso

26, 27 e 28 de fevereiro

Técnicos Superiores | Assistentes Técnicos | Assistentes Operacionais

Avisam-se todos os encarregados de educação que o Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS) decidiu agendar uma Greve Nacional, que ocorrerá em três dias, cada um deles dirigido a uma das carreiras:

  • 26 de Fevereiro (4ª feira) – Técnicos Superiores;
  • 27 de Fevereiro (5ª feira) – Assistentes Técnicos;
  • 28 de Fevereiro (6ª feira) – Assistentes Operacionais.

No dia 28 de Fevereiro (6ª feira) poderá verificar-se o imperativo de não estarem reunidas as condições para o funcionamento pleno de alguma escola do Agrupamento de Escolas de Pombal.

Recomendamos aos Encarregados de Educação que no dia indicado não deixem as crianças/alunos nos respetivos estabelecimentos de ensino sem se certificarem de que os mesmos reúnem condições de funcionamento.

 

Pombal, 24 de novembro de 2024

Fernando Augusto Quaresma Mota

Diretor


Documentos:

Exames finais nacionais – obrigatórios – conclusão do Ensino Secundário (2024/2025)


Informação

Exames finais nacionais – Obrigatórios – conclusão do Ensino Secundário 2024/2025

Esclarecimentos sobre a aplicação da Portaria n.º 226-A/2018, de 7 de agosto, alterada pela Portaria n.º 278/2023, de 8 de setembro

 

Aos alunos do 12º ano e demais comunidade escolar,

a Direção do AEP, por solicitação da DGE, vem alertar para a obrigatoriedade da realização de exames finais nacionais para a conclusão do ensino secundário.

Para melhor esclarecimento deverá ser lido o documento da Direção-Geral da Educação (DGE) “Esclarecimentos sobre a aplicação da Portaria n.º 226-A/2018, de 7 de agosto”.

 

Pombal, 9 de fevereiro de 2025

A Direção


Anexo(s):

Informação das Provas Ensaio


Informação

PROVAS ENSAIO2024/2025

Informações-Prova ensaio para o ano letivo de 2024/2025

A avaliação externa das aprendizagens reveste-se de grande importância pedagógica, curricular e social. Desde logo, ela contribui para a regulação do desenvolvimento do currículo nas escolas. Depois, a avaliação externa tem também como objetivo monitorizar a aprendizagem e devolver ao sistema educativo informação relevante para a melhoria dos processos didáticos de ensino e de melhoria das aprendizagens dos alunos, bem como para a tomada de decisões de política educativa.

Data das Provas Ensaio:

Documentos para consulta:

Pombal, 28 de janeiro de 2025

Pedro de Matos Martins
Adjunto da Direção