Ser Técnica


Desempenhar funções como Técnica de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências é muito mais do que ter técnica. É ser Técnica. E sê-lo requer assumir um “contrato” com cada candidato, em que se estabelece a empatia como condição basilar, como Carl Rogers defendia.

Através desse contrato, quem é Técnica (mais do que aplicar uma sequência de instrumentos), consegue ler as dúvidas, as expetativas e as motivações no rosto de cada candidato que entra no Centro Qualifica, trazendo nos bolsos e no olhar a emoção de voltar a entrar numa escola. Foi o que aconteceu com a Marina, o Jorge e o Paulo que, no início, junto ao lápis e ao bloco de folhas, traziam muitas dúvidas e incertezas, sentindo-se um barco em alto mar – o processo – ambicionando ancorar em porto seguro.

Se uma criança é uma esponja que absorve todo o conhecimento que lhe é transmitido, uma pessoa adulta apenas se envolve em processos educativos e formativos se as mais-valias que obtiver lhe proporcionarem respostas para o seu dia-a-dia e corresponderem às suas necessidades e objetivos imediatos. E foi isso que estes três candidatos procuraram. Se, no início, os seus portefólios nasceram de forma tímida, debaixo da sombra das incertezas, não se deixaram encobrir por ela. A persistência, a dedicação e a curiosidade foram imagem de marca durante o processo: mais do que simplesmente conhecer, a equipa sentia que os candidatos tinham também sede de aprender e de compreender. Começavam a não carregar tantas dúvidas nos bolsos, substituindo-as por novos projetos e ambições que preencheram o seu dia-a-dia com novas formas de ler o mundo e novos contactos sociais.

No processo de reconhecimento, validação e certificação de competências, tal como nos diz o ciclo andragógico, o ponto de partida é, simultaneamente, alicerce e ponto de chegada. Aqui, representado pela história de vida de cada pessoa adulta. E, não se encerrando no final do processo, volta a ser novo ponto de partida, ao gerar a (trans)formação individual e o impulso para novos percursos educativos e formativos.

No dia da prova de certificação, a Marina, o Jorge e o Paulo já não traziam nos bolsos nem no olhar as incertezas iniciais, mas a esperança num “amanhã” promissor, com novos impulsos e percursos. Que esse “amanhã” se cumpra e contribua para a sua (trans)formação!

Isabel Moio – Técnica de ORVC

 

Partilha de saberes sobre os perigos da automedicação


Em parceria com o projeto de Educação para a Saúde, o Centro Qualifica investe em ações que promovem a literacia em saúde e valorizem comportamentos que conduzam a estilos de vida saudáveis.
Os perigos da automedicação foi o tema da sessão do dia 7 de março 2018, com o médico Válter Santos, no auditório da Escola Secundária de Pombal.
Em interação com os candidatos do processo de RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências), o jovem médico, antigo aluno da nossa escola, alertou para o facto da prática da automedicação poder tornar-se um problema com consequências muito graves, nomeadamente: contribuir para erros de diagnóstico uma vez que pode esconder determinados sintomas; anular ou potenciar a ação de medicamentos em uso; provocar intoxicações e reações alérgicas.
Alertou ainda para a necessidade de conservar corretamente os medicamentos. Sob a influência da luz, calor ou humidade, os medicamentos podem deteriorar-se. Também deve ser dada especial atenção à preservação da embalagem. Deu o exemplo do Brufen esquecido no fundo da carteira de senhora, ao qual se recorre, numa emergência, quando já está fora de validade ou com o blister danificado.
Recorrendo a muitos exemplos, clarificou que uma dose acima da indicada, administrada por via inadequada ou uso para fins não indicados, podem transformar um remédio num tóxico.
Finalizou a sua intervenção com alguns vídeos, realçando o facto da publicidade nos diferentes meios de comunicação social ser uma possante fonte de informação, por vezes enganosa, e influência sobre a compra e uso de medicamentos não sujeitos a receita médica (MNSRM).
Todos os presentes agradeceram a partilha de saberes que, num ambiente muito agradável, o Dr. Válter Santos nos proporcionou. Ficámos mais esclarecidos e pudemos refletir sobre os nossos hábitos no que diz respeito à toma de medicamentos.

Cristina Costa

Pontes para a construção de conhecimento


Este é normalmente um período de balanço do ano prestes a findar e também de definição de propósitos e objetivos para o novo ano que se aproxima.

Não poderíamos deixar de dedicar um tempo desta época para um momento especial de Gratidão a todos aqueles que contribuíram para a construção do conhecimento, abriram portas e foram pontes.

Trazemos à memória uma iniciativa que foi um alento no fortalecimento da pedagogia realizada fora dos muros escolares e da importância  da comunidade como elemento-chave em prol do êxito educativo.

Obrigada ao professor Joaquim Eusébio que partilhou os seus saberes a partir do Canadá através de uma videoconferência.

Obrigada ao Pombal Jornal, PombalTV e 97 FM Rádio Clube de Pombal nas pessoas da Dra. Manuela Frias, Dra. Rita Ribeiro, Dr. Paulo Delfim que acederam ao convite para uma mesa redonda sobre os meios de comunicação regionais.

Obrigada à Dra. Ana Carolina de Jesus que permitiu aos formandos do curso EFA e aos candidatos do processo RVCC fazerem a experiência de uma gravação nos estúdios da 97 FM Rádio Clube de Pombal assinalando o Dia do São Martinho com uma reflexão sobre a importância da castanha na nossa alimentação  e o Dia Nacional da Cultura Científica com “Sumo de Ciência“. 

Obrigada também a todos os elementos das equipas técnico-pedagógicas do EFA e do Centro Qualifica pelo seu empenho e ainda à Direção do Agrupamento de Escolas de Pombal que criou as condições logísticas para a  concretização do projeto.

 

Cristina Costa

Coordenadora do Centro Qualifica

Motivos para festejar no Centro Qualifica


O mês de dezembro foi de festa para o nosso Centro Qualifica. Doze candidatos conseguiram concretizar o objetivo a que se propuseram: o processo RVCC B2 (três candidatos), B3 (cinco) e nível secundário (quatro).

Muitos Parabéns a todos!

O desejo profundo de todos os elementos da equipa do Centro é que a reflexão sobre o caminho percorrido nas páginas da vida alargue as possibilidades para novos projetos formativos, profissionais e pessoais.

Cristina Costa

Coordenadora do Centro Qualifica

Provas de Júri de Certificação


Na tarde de 17 de julho, abriram-se nova portas para  o futuro para seis candidatos do nosso Centro Qualifica.

A Arlete, a Anabela, a Isabel, a Aldina, a Fernanda e o Rui concluíram o seu processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC). Ao serem formalmente reconhecidas as suas competências com a certificação de nível básico para uns (6º e 9º ano) e de nível secundário (12ºano) para outros, novas oportunidades de formação ficam ao seu alcance. Muitos parabéns a todos e sucesso nos novos desafios!

Provas de Júri de Certificação


Foi ao fim da tarde do dia 20 de junho que sete candidatos do nosso Centro Qualifica, o João, o Pedro, a Isabel, a Laura, o Abel, a Dulce e o Rui concluíram o seu processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC). Foram formalmente reconhecidas as suas competências com a certificação de nível básico para uns (6º e 9º ano) e de nível secundário (12ºano) para outros.

A deliberação do júri tem por base a análise do portefólio do candidato conjugada com o seu desempenho numa prova de certificação, que consiste na apresentação de uma exposição e reflexão em torno de uma temática integradora trabalhada ao longo do Portefólio de Aprendizagens.

Os nossos candidatos enriqueceram todos os que tomaram parte na sessão de júri com curiosidades sobre carros híbridos, habitações sustentáveis e ervas aromáticas; desafiaram para a concretização do sonho de projetos de turismo rural,  para uma visita pelo  mundo dos salões de cabeleireiras, das clínicas dentárias e dos sabores multiculturais.

Parabéns a todos! Todos se podem e devem orgulhar do trabalho desenvolvido.

Desejamos que a passagem pelo Centro Qualifica do nosso Agrupamento, em particular a realização do processo RVCC tenha ajudado a ampliar os espaços de aprendizagem e despertado a alegria da aprendizagem ao longo de toda a vida.

Cristina Costa

Participe na sessão de apresentação


Se pretende saber como concluir o 12º ano,
Se não tem o 9º ano ou o 6º ou mesmo o 4º ano,
Se pretende fazer formações modulares de informática, línguas estrangeiras, contabilidade, primeiros socrorros…,
Se é estrangeiro e pretende aprender Português,Venha esclarecer-se connosco!
Data: o8 de junho
Hora: 20:30
Local: Auditório da Escola Secundária de Pombal